sexta-feira, dezembro 14, 2018

[Livros] Os 3 melhores livros de 2018

Minha parte preferida da estante <3

Esse ano no quesito leituras não foi tão bom para mim. Dediquei 2018 inteiro para o cursinho e as únicas obras que eu li foram os livros obrigatórios da UFPR. Conheci mais sobre a nossa literatura brasileira e eu estava precisando disso. No geral eu cresci muito como pessoa e conheci obras que criticam muito o sistema, o racismo, o preconceito, o machismo e inúmeras outras coisas. Isso, para mim, foi o essencial.

Li três livros que foram uma surpresa para mim. Não esperei que fosse gostar tanto deles. Se vocês quiserem resenha de algum, só pedir! Então vamos lá :)




1 - O Retrato de Dorian Gray.


Comprei esse livro quando eu era pequena em uma feira e foi um achado porque além de ser uma obra maravilhosa, a edição é incrível. Foi uma das primeiras leituras que eu fiz neste ano e foi uma surpresa para mim. Personagens super complexos e umas metáforas incríveis. Além disso, a história do próprio autor me marcou bastante e isso fez eu gostar ainda mais da obra. Bem, de qualquer forma, é um clássico! Eu indico ele para todas as pessoas, mas vá sabendo que não vai ser uma leitura tão clara assim. É preciso ler com calma pelas entrelinhas.

2 - Clara dos Anjos


Essa foi uma leitura obrigatória da UFPR e eu fiquei muito feliz em ter a oportunidade de conhecer a obra. O professor falava sobre ela na sala de aula e só crescia a minha curiosidade. A leitura trata de assunto muito importante, o racismo. Foi concluído em 1922 e se passa no subúrbio do Rio de Janeiro. Clara se apaixona por Cassi Jones, um homem ignorante da classe média que se passa por bom moço, mas engana as mulheres e depois finge que nada aconteceu. Lima Barreto retrata muito bem as diferenças de classe e o preconceito da sociedade no início do século XX.

3 - Mulheres, Raça e Classe

Esse, sem dúvidas, foi o livro que mais me surpreendeu dos três. Também foi uma leitura obrigatória da UFPR, mas eu trato como se fosse um presente. Adoro livros com esse cunho mais sociológico e eu aprendi muito com Angela Davis. Tudo o que ela foi e tudo o que representou e ainda representa é incrível.

Teria que fazer um post a parte sobre esse livro porque é muita coisa. Eu indico para quem gosta muito de assuntos como feminismo, sexismo, luta antiescravagista e antirracista.

Bem, eu irei deixar a sinopse aqui e tirem suas próprias conclusões:

Mais importante obra de Angela Davis, Mulheres, raça e classe traça um poderoso panorama histórico e crítico das imbricações entre a luta anticapitalista, a luta feminista, a luta antirracista e a luta antiescravagista, passando pelos dilemas contemporâneos da mulher. O livro é considerado um clássico sobre a interseccionalidade de gênero, raça e classe. 

Um clássico, para o pensador Norberto Bobbio, é um intérprete único de seu tempo, com tamanha reserva de atualidade que cada época e cada geração têm a necessidade de relê-lo e, ao relê-lo, de reinterpretá-lo. Dessa forma, um clássico cria teorias-modelo com vistas à compreensão da realidade, de tal sorte que consegue até mesmo explicar contextos diferentes daquele em que foi gestado.

O livro Mulheres, raça e classe, da intelectual e feminista estadunidense Angela Davis, amolda-se, com precisão cirúrgica, a essa definição. Publicado em 1981, logo se converteu em referência obrigatória para se pensar a dinâmica da exclusão capitalista, tomando como nexo prioritário o racismo e o sexismo. Ordena-se sobre um arco de temas inescapável para compreendermos o modo de funcionamento das sociedades marcadas pela tragédia da escravidão moderna (o papel da mulher negra no trabalho escravo; classe e raça na campanha pelos direitos civis das mulheres; racismo no movimento sufragista; educação e libertação na perspectiva das mulheres negras; sufrágio feminino na virada do século; estupro e racismo; controle de natalidade e direitos reprodutivos; obsolescência das tarefas domésticas).

A perspectiva adotada por Davis realça o mérito do livro: desloca olhares viciados sobre o tema em tela e atribui centralidade ao papel das mulheres negras na luta contra as explorações que se perpetuam no presente, reelaborando-se. O reexame operado pela escrita dessa ativista mundialmente conhecida é indispensável para a compreensão da realidade do nosso país, pois reforça a práxis do feminismo negro brasileiro, segundo o qual a inobservância do lugar das mulheres negras nas ideias e projetos que pensaram e pensam o Brasil vem adiando diagnósticos mais precisos sobre desigualdade, discriminação, pobreza, entre outras variáveis. Grande parte da nossa tradição teórica e política (Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, para ficarmos em poucos exemplos) insiste em confinar as questões aqui tratadas por Davis na esfera privada, como se apenas desta proviesse sua solução.

~~~

Não li muito, mas as leituras que eu fiz compensaram muito no final. Sei que esse ano foi péssimo em relação aos estudos, cursinho e vestibular, mas no final está tudo bem. Isso é o que importa! Espero que tenham gostado e até logo.

28 comentários:

  1. Oi Ana!
    É bem difícil msm conciliar a facul com as leituras, mas que bom que teve esses e super destaques!
    O retrato de Dorian Gray eu não sei se leria tbm, não gostei muito do filme...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, é um sufoco mesmo, mas não temos escolha haha
      Ahh, que pena :/ Ainda não vi o filme, vamos ver se eu gosto, né?
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ana, infelizmente não li nenhum dos citados, mas quero ainda ler O retrato de dorian gray que é um clásico!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. O retrato de Dorian Gray é maravilhoso <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Preciso fazer uma lista dos meus livros favoritos do ano de 2018.
    Acho que consigo cumprir a meta de 80 livros, então vou ter que selecionar bem!
    Ah, quero muito ler O Retrato de Dorian Gray!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Só leituras boas. E não se preocupe, como fala minha mãe, melhor qualidade do que quantidade... e você leu livros incríveis. Eu gosto bastante de 'O retrato de Dorian Gray'. Acho bem complexo e os personagens são bem marcantes. Eu até voto para ter resenha dele por aqui. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sua mãe! haha É que vejo tanta gente lendo tanto e eu fico... ok! Vou ver se faço a resenha :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Este ano não consegui-me dedicar à leitura, só neste mês é que peguei num livro :|
    O Retrato de Dorian Gray deve ser muito giro :)

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem anos que isso acontece mesmo, as vezes é inevitável :/
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Ana.
    Conciliar os estudos com outras atividades, até mesmo a leitura nem sempre é fácil.
    Mas como você mesma disse, você leu pouco mas gostou do que leu, tirou proveito e aprendizado de suas leituras e isto a meu ver é o que tem de melhor em ler.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É verdade, no fim estou satisfeita com os resultados!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi
    desses ai eu só conhecia o primeiro livro, mas que bom que foram ótimas leituras oara você.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Já quis ler o Dorian, mas acabei desistindo sei lá porquê.
    Dos 3 listados, esse último, da Angela Davis, me chama muito a atenção. Acredito que seja uma grande aula! Espero ter a chance de conferir um dia.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa vida, desiste nãaao! haha
      Olha, aprendi e levei muitos tapas com Angela Davis. Faz pensar e vale muito a pena!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Ana!
    Mulher, te venero! Nunca consigo escolher menos que 5 melhores livros hahhahahaha
    Eu li Dorian alguns anos atrás e nem lembro se curti ou não...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Natal Literário 2018: 5 kits, 10 ganhadores. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA guria, que isso! Adoraria conferir seus 5 livros preferidos, viu?
      Beijos

      Excluir
  11. Amei muito os livros que você selecionou para esse post, confesso que não estou lendo tanto como gostaria, mas isso é algo que quero mudar e com certeza esses três livros estarão nas minhas próximas leituras!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Espero que consiga ler e que goste assim como eu ;)

      Excluir
  12. O retrato de dorian gray li a muito tempo atrás, na época da faculdade pois a gente ia fazer um trabalho com o livro. Também adorei a história naquela época.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse ano não consegui ler muitos livros por conta da faculdade também, estava no fim do TCC mas 2019 vai ser um ano muito bom rsrs.

    Vou pesquisar sobre esse livro " Clara dos Anjos" fiquei curiosa.

    Aceita Café?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Espero que tenha dado tudo certo no TCC! E que 2019 traga muitas leituras :D

      Excluir
  14. Oi, Ana!
    Seus gostos literários são muito diferentes dos meus, por isso eu nunca li nenhum dos livros que citou mas provavelmente não leria também haha muito fora da minha zona de conforto.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah eu entendo demaaaaais! Mas sair da zona de conforto as vezes é bom!
      Beijos

      Excluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo