terça-feira, dezembro 25, 2018

[Série] Motivos para ver Atypical


Atypical é uma série original da netflix que conta a vida de Sam (Keir Gilchist), um adolescente que tem autismo. Sam sempre viveu com muita cautela, principalmente por parte de sua mãe. Entretanto, agora com 18 anos e ainda no Ensino Médio, ele decide que é hora de mudança. Sam resolve encontrar o amor da sua vida e, como consequência disso, acaba se envolvendo em várias situações cômicas mas reais que demonstram como é a vida e a cabeça de uma pessoa com esse espectro.

Essa série me conquistou desde o primeiro episódio. O Sam é incrível! Além disso, vemos como é a vida de uma autista e em como esse transtorno pode afetar a vida das pessoas ao redor. É por essas razões que hoje venho mostrar os motivos para você assistir Atypical.



~~~


1° Motivo: Os personagens

Além do Sam, temos os dramas de sua irmã mais nova Casey (Brigette Lundy-Paine). Casey sempre ficou encarregada de cuidar do Sam, principalmente na escola. Sam pode ter um surto a qualquer momento e não temos como saber, e a Casey tem que ficar de olho. Ela foi uma personagens incrível e essencial na história. Ao longo da série vemos os seus dramas em relação a escola, a novas paixões e a novas oportunidades (que envolve decisões difíceis). Além disso, vemos que ela sempre trata o Sam como uma pessoa normal, então eles brigam, discutem e brincam. Coisa de irmãos, né?



Os personagens no geral foram bem trabalhados e construídos, desde o pai e a mãe de Sam até o Zahid, seu melhor amigo. Ninguém está lá sem um motivo e acho que isso é indispensável dentro de uma narrativa. Os dilemas dos personagens não são à toa e sentimos empatia por todos - mesmo que cometam erros. Vemos a parte humana de cada um e seus porquês.

2° Motivo: a crítica

Atypical foi uma série que recebeu ótimas críticas. A 1° temporada, que foi lançada em 2017, rendeu críticas majoritariamente positivas, o que foi um bom começo (principalmente para uma adaptação da Netflix que muitas vezes rendem controvérsias). A 2° temporada, lançada em Setembro de 2018, teve uma carga mais positiva ainda. Li em diversos lugares que a nova temporada soube explorar com mais propriedade as inseguranças e dilemas dos personagens. Que críticas incríveis, não? Mal posso esperava para uma 3° temporada.

3° Motivo: a comédia romântica

O gênero faz jus ao que acontece na história. Temos inúmeras cenas cômicas, até porque o Sam faz coisas únicas com uma inocência que só ele tem. Ao mesmo tempo em que a série nos proporciona a risada, ela nos traz reflexões e boas lições, principalmente em conversas entre o Sam e a Casey ou entre ele e o seu pai. Há um equilíbrio entre o que deve ser levado a sério e o que deve ser abordado com leveza. Dessa forma, há uma harmonia entre o drama e a comédia.

4° Motivo: o autismo

Não é muito comum encontrarmos protagonistas com autismo. Esse transtorno, querendo ou não, ainda é pouco debatido entre as pessoas, o que é uma tristeza. Quando terminei a série eu senti que poderia escrever uma redação do ENEM pois vi todas as dificuldades que o Sam e a sua família enfrentam. Passamos a entender como que funciona a cabeça do Sam e tudo o que pode ser melhorado na nossa sociedade. A série conseguiu esclarecer muitas dúvidas para um telespectador que é leigo no assunto.

A namorada do Sam (sim!!!) organizou um baile de formatura sem música. Quer dizer, as pessoas colocaram fones de ouvido e escutaram a mesma música normalmente enquanto Sam aproveitou o silêncio do ambiente. Louco, mas incrível, né?



Os episódios não são longos e nos envolvemos de maneira rápida com os personagens, o que deixa tudo muito fluido. Bem, eu indico demais essa série. Ela é incrível.


44 comentários:

  1. Não sou de assistir séries... É sempre uma dificuldade para começar uma, mas Atypical é uma que estou querendo ver desde que estreou. Gosto bastante da temática e gosto ainda mais quando tratam determinadas doenças com humor =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não irá se arrepender. Os capítulos são bem curtos, para quem não está muito habitado isso é ótimo!

      Excluir
  2. Oiii

    Tenho várias séries anotadas pra conferir, entre elas Atypical. Não consigo acompanhar séries como gostaria, mas pretendo investir mais nelas no próximo ano. Espero gostar desta, os motivos citados são convincentes, realmente merece uma oportunidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que não irá se arrepender, quero ver o que você vai achar, hein?
      Beijos

      Excluir
  3. Oie Ana =)

    Atypical está na minha lista há algum tempo e espero poder conferir ela em breve. Só leio criticas positivas e a temática da série me chama bastante a atenção.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma temática muito importante, espero muito que goste!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Ana, tudo bem?
    Adorei os motivos listados, todos muito pertinentes.
    É bem legal que uma série fale de modo natural sobre autismo, até pra desmistificar algumas coisas (especialmente preconceitos).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado. É exatamente isso, não foi tratado como algo pesado e acho que é dessa forma que temos que enxergar as coisas :)
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Ana,
    Motivo é o que não falta, né?
    Parece ser uma série amorzinho, tenho muita vontade de tirar um dia para maratonar. Certeza que vou curtir.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza também, é bem curtinho que em um dia você termina :)

      Excluir
  6. Oi Ana,
    Eu amo demais essa série, só o melhor amigo do Sam que me irrita demais!
    HAHAHA
    Super recomendo essa séria para as pessoas que me pedem indicações.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale do céu, ele me irritava no início também, mas com o tempo aprendi a gostar dele hahaha Acho que sem ele seria um pouco sem graça!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Ana!
    Eu amo demais essa série. Ela consegue abordar o autismo de uma forma leve e divertida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!

    Essa série é mesmo muito boa! Só acho o ritmo um pouco parado :( mas a mensagem que transmite vale a pena. Ainda preciso assistir a segunda temporada

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Te garanto que a segunda temporada está bem envolvente - ou até mais que a primeira!

      Excluir
  9. Oii, Ana! Parece ser uma série muito boa, fiquei tão curiosa e isso é bom, pois há muito não achava uma série para começar que realmente despertasse meu interesse.

    Vou procurar na netflix.
    Beijos! Dear Masen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu fico muito feliz, eu espero que goste da série! Beijos

      Excluir
  10. Olá Ana, tudo bom?

    É uma ótima indicação de série, comecei a assistir.. mas ainda não terminei.

    Um beijo e boas festas.

    www.vaga-lumeando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irá ficar bem curiosa com o final, aposto hahah
      Boas festas!

      Excluir
  11. Olá, Ana!

    Menina, eu amo essa série! Sério, eu me apaixonei pelo enredo, personagens assim que eu comecei o primeiro episódio, é tudo incrível. É uma história que além de ser divertida, nos ensina muito sobre o autismo etc.
    Adorei a postagem!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado! AAAA Adoro encontrar quem gosta da série também, concordo com número e grau!
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, Ana

    Se tem uma coisa que me chama a atenção nessa série é a abordagem do autismo. Realmente é um assunto pouco debatido e até meio tabu, por isso queria assistir para ver como isso foi desenvolvido na trama.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      A gente sai da série sabendo todos os desafios dele, muito interessante! Veja.
      Beijos

      Excluir
  13. Já tinha ouvido comentários sobre essa série mas não cheguei a dar muita bola. Mas adorei seus motivos, e acho que vou colocar a série na minha listinha de próximos para assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, fico feliz que tenha gostado dos motivos, tenho certeza que irá gostar da série!

      Excluir
  14. Olá, Ana.
    Essa semana mesmo um amigo do trabalho me indicou essa série. Gostei bastante dos motivos que você apresentou, principalmente o ultimo que acho que nunca li nem assisti nada com esse tema.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado dos temas, tenho certeza que você iria gostar muito da série!

      Excluir
  15. MEU DEUS, eu amo Atypical, é a melhor série que mistura comédia, problemas da vida real e da adolescência e do espectro do autismo. Amei o post e o blog!

    Um beijo,
    www.espelhodoreino.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Concordo, também é a melhor série pra mim (ou uma das).
      Beijos!

      Excluir
  16. Oi Ana.
    Eu não consigo me adaptar as séries, mas tenho uma amiga que adora. Meu problema são os alongamentos e sessões intermináveis. Mas como tenho essa amiga, vou guardar sua dica para ela. Parece ser bem interessante.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! É, série é para quem gosta, mas garanto que essa série os capítulos são bem pequenos :) espero que sua amiga goste!
      Beijos

      Excluir
  17. Oi, Ana!
    Já ouvi falarem muito dessa série e eu gosto da representatividade que ela traz, mas eu morro de preguiça de séries, eu só vejo algumas bem específicas, por isso vou passar a dica.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Olha eu tambem tinha muita preguiça de serie, confesso haha uma pena que vai passar a dica, são episódios bem rapidinhos.
      Beijos

      Excluir
  18. Oi Ana!
    Eu amo demais essa serie. Acho a tematica super importante e a trama bastante divertida, apesar das problematicas pesadas. O roteiro caso muito bem drama e humor e Sam e um personagem maravilhoso demais kkkk. Acompanho desde a primeira temporada e to ansioso pela terceira, embora algumas coisas na segunda tenham me incomodado.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Verdade, a série tem um clima leve, mas os temas são pesados mesmo. Não vejo a hora de sair a terceira também, espero que seja tão boa ou melhor que as outras! E o que te incomodou na segunda? Haha a curiosa aqui!
      Abraços

      Excluir
  19. Oi Ana, tudo bem?
    Passando pra agradecer a visita e desejar boa semana. <3
    Feliz Ano Novo!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana,
    Passando pra te desejar um ótimo 2019.
    Que seja cheio de alegrias e sucesso para seu blog.

    Feliz 2019, que seja um ano repleto de realizações!
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      Te desejo o mesmo, espero que tudo dê certo nesse novo ano para ti! Muito sucesso ♥
      Beijos

      Excluir
  21. Olá, Nana.

    Feliz Ano Novo!

    Essa série conheci no Natal através de um primo e simplesmente amei. Sinceramente nunca imaginei como alguém com esse espectro vivia e quais eram suas dificuldades. Também estou ansiosa pela terceira temporada, e o quanto posso aprender e a compreender através de ela.

    Casey foi uma das personagens que mais gostei. Ela é forte e decidida. Os conflitos que ela tem quanto a sexualidade é tratado tão suavemente e diretmente, que como disse, é muito harmonioso.

    Acontece tanta coisa e mesmo assim os episódios não ficam com um clima pesado. Eles ficam cada vez mais viciantes. Sam me lembra bastante, em alguns aspectos, o Sheldon de The Big Bang Theory, e amei mais ainda por isso.

    A mãe deles mesmo fazendo tanta escolhas erradas em meio a isso tudo, cainda pude compreendê-la. Traição não é uma coisa que é facilmente perdoada, mas entendi como ela se sentia. Ela era tão controladora com tudo e todos, inclusive sobre ela mesma que nunca teve a oportunidade de realmente viver. E ela ao perceber que até mesmo seu filho sabia o que queria e se esforçava para conquistar o que quer que fosse, achei bem emocionante.

    Vemos claramente o que os personagens estão sentindo e como eles estão evoluindo constantemente. Eles são muito bem trabalhados, que vemos tanto suas melhores qualidades assim como seus defeitos e escolhas que resultaram em consequências nada favoráveis.

    A namorada do Sam, sério, acho ela muito fofa, mas às vezes ela me dava medo.

    São tantos pontos bons dessa série que fica complicado falar dela em um comentário ou em uma resenha.

    Abraços.

    R.W.

    newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Feliz ano novo!
      Exatamente! A Casey é incrível, vemos sobre a sexualidade dela aos poucos, ao seu tempo, estou ansiosa para a nova temporada para ver mais sobre isso. Adorei a mãe, fiquei com pena porque vemos ela se sentindo solitária, sabe? Eu fiquei com pena, e olha que é dificil sentir isso quando se trata de traição.
      Nunca vi Big Bang Theory, mas se você está falando que o Sam é parecido com o Sheldon já imagino que iria adorar!
      Muito obrigada pelo comentário! Concordo com tudo hahaha
      Beijos

      Excluir
  22. já vi a serie e amei ela
    bjos

    dicasdachil.blogspot.com

    ResponderExcluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo