quinta-feira, dezembro 18, 2014

Resenha: Extraordinário

"Agora, esse é o meu segredo. É muito simples. Só se pode enxergar direito com o coração. O essencial é visível aos olhos"
- Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe.

Oláa, como vocês estão? Acreditam que eu ainda não sei como começar a escrever um post? Pois é..
Eu estava com muuuuuuuuita vontade de ler esse livro. Ele foi lançado em 2013... Faz um tempinho, mas mesmo assim eu tive vontade de fazer a resenha desse livro maravilhoso e, principalmente, extraordinário!
[Espero que a resenha não fique grandinha...]


Autor(a): R. J. Palacio.
Editora: Intrínseca.
Ano de Lançamento: 2013.
Páginas: 318
5 Estrelas.

Sinopse: August Pullman, ou Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





August é um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética, isto é, uma grande deformação em seu rosto. Desde pequeno ele teve que passar por várias cirurgias para que isso "melhorasse". Por causa disso e de outras diversas coisas, Auggie sempre foi educado pela mãe em casa. 

Ela sugere para que ele começasse a ir para uma escola particular para ver como que era a experiência, aliás, eles está crescendo e não pode se esconder o tempo todo. Caso ele não gostasse, ele poderia para de ir. 

Um novo desafio cresce, que é enfrentar todas as pessoas de seu novo colégio. Ele teme que todas irão olhar de cara feia e irão julgá-lo. E, acreditem, isso é exatamente o que acontece. As crianças o julgam por estar fora de um padrão de normalidade. Mas, aliás, como Auggie diz: “Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”- Página 11.

A parte que eu mais gostei do livro é que uma certa garotinha chamada Summer não se fechou para o Auggie como o resto das pessoas. Ao contrário, ela se aproximou dele ainda mais e, mesmo não estudando na mesma sala, eles sempre sentavam juntos no almoço. Ela enxergou que o Auggie tem um grande coração, o que é verdade.

O que eu achei forte do personagem é que, mesmo tendo apenas 10 anos e sendo novinho, ele já viveu, ouviu e viu coisas o suficiente para ganhar de qualquer pessoa adulta. Ele é um menino corajoso e forte.
Eu gostaria que todos os dias fossem Halloween. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara. - Página 80. 
As frases que envolvem o livro são maravilhosas, dá vontade de mostrar todas mas é meio difícil pois sempre são textos enormes e isso deixa as coisas bem melhores.

O livro é dividido em oito partes, o que foi a melhor coisa que a autora fez, pois assim podemos ver o ponto de vista de cada pessoa diferente. 
August é o Sol... O único corpo celestial que não gira em volta do August, o Sol, é Daisy, nossa cadela, e isso porque, para seus olhinhos caninos, o rosto do August não é muito diferente do rosto de qualquer outro ser humano.- Página 89. (Via, irmã do August)
Eu não sei muito bem o que eu senti quando eu terminei a leitura. Esse livro com certeza me envolveu emocionalmente e intensamente. No começo da leitura eu estava muito devagar, mas conforme as páginas rolavam eu torcia pelo Auggie, torcia para ele enfrentar tudo isso e seguir em frente como qualquer um. Tinha vontade de abraçá-lo e dizer que estava tudo bem, sabe? 
No final do livro dá para ver claramente que o Auggie enfrentou tudo isso e que até as pessoas que antes o julgavam se tornaram amigos dele ♥  Eu simplesmente fiquei emocionada com esse ato. Deixaram a diferença de lado e começaram a o tratar como uma criança normal que ele sempre foi.
"[...]Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. e ninguém se esquece de quem ama."- Página 233.
Acho que esse é um ótimo livro para pensamos bem antes de julgar ou se afastar de alguém pela sua forma física. Nós olhamos e tiramos nossa primeira impressão e já saímos falando mau ou, infelizmente, fazendo piadinhas. Não podemos dizer que não fazemos isso porque, simplesmente... fazemos. E nós podemos evitar pois muitas vezes podemos magoar alguém. Esse alguém, um dia, pode ser eu, você ou qualquer um.

40 comentários:

  1. Oii!!!

    Eu li Extraordinário e achei incrível a história. Sério, chorei, sorri, me emocionei de novo, enfim, achei o August o melhor do ano. Quero muito assistir ao filme, quando sair.

    Ps.: Achei muito bonito o teu layout.
    Se quiser seguir meu blog, avisa que te sigo de volta.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Ju!
      Eu também quero muuuuiiito assistir o filme quando sair, não vejo a hora! Ele tem que ficar incrível.
      Beijosss

      Excluir
  2. Amo esse livro, um dos meus favoritos de todos os tempos, até chorei lendo! Sem falar que, é como você disse, serve muito para nos fazer pensar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim Inês. Eu não cheguei a chorar, mas confesso que me emocionei muuuito com a história do August!

      Excluir
  3. Estou com esse livro a bastante tempo na estante. No ano que vem prometo que leio. Eu sei que vou me emocionar muito lendo ele e não achei o momento apropriado para começar a leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, espero que goste bastante da leitura. Quero saber o que achou hein ;)

      Excluir
  4. Olá!
    Eu amei esse livro! Quase chorei lendo, é muito lindo!
    Gostei da resenha, flor!
    Beijos!

    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!
      Que bom que gostou da resenha. Eu também quase chorei, mas de felicidade! Lindo mesmo hahaah
      Beijosss

      Excluir
  5. Estou com esse livro aqui na estante e só vou terminar de ler Os Instrumentos Mortais pra ler ele!
    Todo mundo ama esse livro, já estou sentindo que vou gostar também!

    Beeijoo
    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah Os Instrumentos Mortais, minha vidinha <3 Espero que goste de Extraordinário!!
      Beijoss

      Excluir
  6. Oi,
    Tenho muita curiosidade em ler esse livro esta na minha lista de 2015. Aproveito para te deixar um feliz natal e ano novo, pois vou entrar de férias e internet somente ano que vem agora para mim, mas deixei posts programados lá no blog então não me abandone ok?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Raquel, que bom te ver por aqui!
      Espero que em 2015 você leia, ele vale a pena e está aí para todos os momentos. Feliz natal e ano novo para você também, muita felicidade e tudo o que merece!!! Pode deixar que não irei abandonar hahahaha
      Beijosss

      Excluir
  7. Olá com o que você disse parecer se um ótimo livro, eu estou interessada em ler, acho que vou ler ele no próximo ano.
    Beijos!

    http://meus-dezesseis-anos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se interessou, ele vale a pena ;)
      Beijoss

      Excluir
  8. Oi! Tenho muita vontade de ler este livro, deve ser muito emocionante mesmo. Adorei os quotes que você separou, são mesmo lindos! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver oportunidade leia sim, ele é muito legal ;)
      Que bom que gostou Dani!
      Beijosss

      Excluir
  9. Oi Ana!
    Eu sou apaixonada por esse livro, tããão lindo!
    Adorei a dica!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa Aleee!!
      Ele é lindo mesmo, me apaixonei do começo ao fim!
      Beijoss

      Excluir
  10. Extraordinário é simplesmente o livro mais Extraordinário rs', é maravilhoso, acho que todos deveria de ler ele sem mais haha,

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii xará!!

    Eu acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória. Lembro que quando via resenha sobre, não entendia o porque todo mundo elogiava, mas hoje, depois de ler, consegui entender. Eu fiz a minha resenha mas ainda não postei, tem um cunho mais pessoal nela.
    Concordo com você durante toda a sua resenha, e a Summer foi uma fofa. Auggie é um personagem querido e forte mesmo. A autora foi incrivel


    Beijinhos!!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Anaa!!
      Entendo completamente e concordo, minha amiga leu e falava tanto dele... Não entendia, mas eu finalmente li e agora eu a entendo hahaha
      Beijoss

      Excluir
  12. Olá Ana, tudo bem?
    Adorei e muito sua resenha! Já li muitos comentários positivos sobre esse livro, porém ele ainda não me tocou para lê-lo. Gosto do que leio a respeito dele e espero algum dia vir a conhecer a história mais a fundo ao ler cada capítulo!

    Um beijo!
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Fer, estou bem e você?
      Aah que bom que gostou! Espero que você leia o livro mais futuramente pois eu acho que ele vale a pena!
      Beijosss

      Excluir
  13. Amiga tenho bastante curiosidade de ler esse livro, mas ainda não o li.
    Eu tenho o da capa antiga sabe? Mas queria pegar o da capa azul como esse porque acho a diagramação linda e queria até te perguntar se a leitura é leve? Porque estou procurando alguns para ler na série, mas ainda não sei direito o que pegar =/

    Enfim...

    Quanto a sua resenha, tenho que confessar que gostei bastante de tudo que vc desenvolveu sobre o livro, principalmente sobre isso de julgar as pessoas e por conta também do desrespeitos que as pessoas tem pelo próximo. Tenho mta curiosidade de saber o que esse menino passa durante a história e espero gostar tanto como vc =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu acho a capa antiga bem bonita também. Na verdade, as duas são! É uma pena que você ainda não tenha lido, em minha opinião o livro vale a pena. A leitura é leve sim, os capítulos são curtos e a história é bem divertida. Quando você percebe já está no final.
      E que bom que gostou da resenha amiga, sério ;) Espero que goste da leitura também, qualquer coisa é só comentar comigo...
      Beijoss

      Excluir
  14. Sabe, sempre tive dúvida se esse livro seria bom... Sempre tive vontade de o comprar mas nunca procurei resenhas ou sinopse e a preguiça não ajudou kkk então sempre que o via em alguma livraria logo desistia por ter medo de ser um livro massante... Mas sabe, estou com vontade de ler, como já gastei minha cata de livros que posso pedir esse mês talvez eu o baixe em pdf *-*
    Beijos amor!
    Ps: estou seguindo o blog!

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mudou de ideia a respeito desse livro, ele é realmente ótimo e acho que você deveria ler para tirar sua própria conclusão... Essa preguiça sempre nos pega, né? kkkk
      Beijosss

      Excluir
  15. Ana, esse é um dos livros que tenho vontade de ler, sabia?!
    Não parece ser muito o gênero que eu gosto, mas ele desperta em mim uma curiosidade, haha.
    Adorei a resenha! Beeijos.
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, espero que leia futuramente e que se divirta com as aventuras do Auggie ;)
      Beijoss!!

      Excluir
  16. Oii...
    Tenho muita vontade de ler esse livro, só vejo resenhas positivas sobre ele, espero poder lê-lo em breve!

    Feliz Natal!

    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa!!
      Espero que goste da leitura quando ler, quero saber a sua opinião depois hein?? hahah
      Feliz ano novo ;)
      Beijoss

      Excluir
  17. Oi Ana!
    Feliz Natal pra você! =D
    Extraordinário parece aquele tipo de livro que fica na memória por muito tempo. Certamente eu leria!
    Além do mais, ele traz questões bem corriqueiras do dia a dia: o preconceito com o diferente e o olhar de estranhamento que ele nos causa.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee!!
      Sim, verdade. Eu não pensei que gostaria tanto da leitura. Queria ter lido antes, mas o importante é que eu li e gostei! Ele, com certeza, ficará na minha memoria por bastaaaaante tempo. Nunca esquecerei das ensinações que ele passou!
      Feliz ano novo ;)
      Beijoss

      Excluir
  18. Oiê!!!
    Li esse livro ano passado e foi uma grande surpresa pra mim!!
    Ele é fantástico e acho que é uma lição de vida, que todo mundo deveria ler sabe?
    Eu quero reler esse ano...vamos ver se consigo!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa!!
      Eu também acho isso. Acho que todos deveriam ler!!
      Beijosss

      Excluir
  19. Oiee ^^
    Aah esse livro ♥ Adoro essa história, e queria taanto que virasse filme *-* É tão linda, acho que todo mundo devia ler esse livro um dia...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dryh!
      Eu super concordo! Se virasse livro seria uma choradeira só, me emociono fácil, hahaha
      Espero que tenha, aí sim ficarei muito feliz!!
      Beijos,
      Ana.

      Excluir
  20. Olá, Ana! Parabéns pela resenha.
    Me pareceu um bom livro sobre superação e reflexão. Muitas vezes faltamos com respeito com quem apresenta características diferentes da maioria e, pelo que percebi em sua resenha, o livro aborda isso de maneira singular. Interessante.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  21. Extraordinário é um livro extraordinário. me surpreendeu muito e eu adorei! Gosto de historias simples que trazem algo a nossas vidas. Palacio é uma autora que promete!
    Abs
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo