segunda-feira, fevereiro 11, 2019

[Resenha] Depois das Cinco


Título: Depois das Cinco
Autora: Rossana Cartarelli
Páginas: 469
Editora: Independente
Skoob

Sinopse: Após a descoberta da traição de sua esposa como seu melhor amigo, Raul viaja para a Espanha por um ano depois de se divorciar. Quando retorna ao Brasil, está decidido a mergulhar no trabalho, bem como a concretizar seus projetos literários.

Isis é uma jovem advogada curtindo suas primeiras férias e cheia de planos para os próximos trinta dias: leituras, visitar seus pais, cantar com sua banda, baladas sem peso na consciência.

Enquanto ele tenta recomeçar sua vida do zero; ela tenta resgatar quem realmente é.

Uma noite. Um palco. Uma música. Uma aposta. Tudo pode mudar. Isis, mulher de mente aberta, com voz potente e sensual, cheia de talentos, vira o mundo de Raul de cabeça para baixo. Raul, bonito, inteligente e interessante, desperta em Isis sensações desconhecidas e conflitantes. Um romance entre o playboy e a cantora; entre o escritor e sua tradutora; entre o advogado chefe e sua subordinada. Tantas possibilidades de fracasso, teria como dar certo?

Só saberemos quando o relógio marcar depois das cinco.

~~~


Raul é um advogado que passou um período na Espanha para poder se recuperar de uma traição. Quando retorna ao Brasil, decide recomeçar a sua vida novamente. Raul tem novos projetos e novos associados na sua empresa de advocacia. Novas oportunidades estão surgindo, não tem como algo dar errado.

Isis é uma profissional promissora. Além de advogar, ela também faz traduções para ganhar um dinheiro extra e é cantora nos tempos livres. Em uma noite muito agitada, Isis recebe um pedido de música que vem diretamente da plateia. É aí que o nosso casal se encontra pela primeira vez. Os olhares dos nossos protagonistas se cruzam numa jogada sensual que os deixam sincronizados.

O destino não reservou somente encontros esporádicos para Raul e Isis, pelo contrário, os dois vão ter que conviver juntos todos os dias. O que antes era casual, agora tornou-se frequente. Eles não podem negar o interesse que sentem um pelo outro, e esconder essa tensão pode ser mais complicado do que parece.


Eu adquiri esse livro sem saber muito bem sobre o que se tratava. Quando eu descobri que eu encontraria a relação de chefe e subordinado, confesso que eu fiquei com um pouco de receio - pré-conceito, talvez - porque já estou saturada de histórias assim. Entretanto, fiquei muito surpresa com o desenrolar da trama. A autora nos apresenta personagens maduros, por isso nessa obra o ambiente de trabalho é para (choquem) trabalhar, não para ficar A TODO MOMENTO fazendo sexo. E eu gostei bastante disso! A Isis é muito madura, eu me encantei com ela. O Raul, claro, também é responsável.

Eu adorei os personagens, foram todos bem construídos. A Isis é bissexual e ela está muito bem com isso. Acho que foi a primeira vez que eu li uma história com uma personagem bi, e foi muito bom ver isso sendo tratado com tanta naturalidade. O Raul, claro, quando descobriu que a Isis namorava com uma mulher ficou desacreditado e com receio, mas ele não sabia que ela gostava de homens também. Quando os dois começaram a se envolver não teve aquela palhaçada de homem hétero chato, sabe? Ele não ficou com dúvidas sobre o amor dela nem coisa do tipo. Como eu disse antes: ambos têm muita maturidade.

Não é o meu local de fala, mas eu gostaria de fazer um adendo aqui: os bissexuais dizem que são excluídos dentro do próprio movimento LGBT. Já vi muitas pessoas reclamando disso, e aqui eu senti que a Isis passou por isso. A Isis namora Magali, uma mulher lésbica. A Magali, mesmo sendo homossexual, não consegue entender que a sua namorada simplesmente gosta dos dois sexo e começa a implicar demais com a Isis, controlando os seus passos, transformando-se, portanto, em uma pessoa possessiva. Poderia dizer que o relacionamento das duas tornou-se muito tóxico.

O livro é narrado em primeira pessoa e tem os capítulos intercalados ora por Isis, ora por Raul. Eu gostei disso porque me senti mais próxima dos personagens. No entanto, em algumas cenas eu fiquei incomodada. Às vezes um capítulo acabava com uma bomba e eu logo ia para o próximo esperando a continuidade daquilo, mas aí a cena se repetia desde o início só que na visão do outro. Achei legal que a autora quis dar a visão dos dois protagonistas sobre os acontecimentos, mas em algumas partes eu achei escusável porque perdia um pouco o entusiasmo.


Tirando o fato apontado acima, eu gostei bastante do livro. A escrita da autora é impecável. Ela soube dosar muito bem as cenas hots então não achei exagerado. Além disso, ela colocou palavras em espanhol na narrativa, e isso fez eu me apaixonar ainda mais. Confesso que eu adoraria ler mais sobre o casal, ainda mais por conta de um certo acontecimento que aconteceu mais para o final.

Esse livro mescla assuntos como traição, superação, confiança, família, homossexualidade e, claro, muito amor. Indico muito para quem gosta de um romance mais sério com assuntos importantes.


Gente, eu e minha amiga criamos um Instagram de livros, adoraria ver vocês por lá! É o @marelivro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo