segunda-feira, fevereiro 04, 2019

[Resenha] Um Amor Incômodo


Título: Um Amor Incômodo
Autora: Elena Ferrante
Páginas: 176
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Skoob

Sinopse: Aos quarenta e cinco anos, Delia retorna a sua cidade natal, Nápoles, na Itália, para enterrar a mãe, Amalia, encontrada morta numa praia em circunstâncias suspeitas: a humilde costureira, que se acostumou a esconder a beleza com peças simples e sem graça, usava nada além de um sutiã caro no momento da morte. 

Revelações perturbadoras a respeito dos últimos dias de Amalia impelem Delia a descobrir a verdade por trás do trágico acontecimento. Avançando pelas ruas caóticas e sufocantes de sua infância, a filha vai confrontar os três homens que figuraram de forma proeminente no passado de sua mãe: o irmão irascível de Amalia, conhecido por lançar insultos indistintamente a conhecidos e estranhos; o ex-marido, pai de Delia, um pintor medíocre que não se importava em desrespeitar a esposa em público; e Caserta, uma figura sombria e lasciva, cujo casamento nunca o impediu de cortejar outras mulheres. 

Na mistura desorientadora de fantasia e realidade suscitada pelas emoções que vêm à tona dessa investigação, Delia se vê obrigada a reviver um passado cuja crueza ganha contornos vívidos na prosa elegante de Elena Ferrante.

~~~

Delia retorna a Nápoles, sua cidade natal, para enterrar a sua mãe, Amália, que foi encontrada morta em uma praia, usando somente um sutiã. Delia e Amália não tinham uma relação afetiva muito boa, e é em meio a negatividades que Delia descobre e reconstrói os últimos passos de sua mãe. Em uma tentativa de descobrir o que realmente aconteceu com a sua progenitora, Delia refaz as últimas horas de Amália na Terra e, consequentemente, descobre muitos segredos que a sua mãe omitia.

Em uma narrativa muito crua, Elena Ferrante nos proporciona um relacionamento nada saudável entre mãe e filha. Delia tem um desprezo pela sua mãe e detesta o seu comportamento. Entretanto, no meio da obra nós percebemos uma mudança de conduta, e nos damos conta de que as vezes não temos como fugir dos nossos laços familiares. Delia percebe isso também e, por mais que não goste muito da ideia, admite que tem similaridades com a sua mãe. Eu gostei muito desses conflitos, me identifiquei bastante com as desavenças e com a relação familiar de Delia.


Há outros três personagens importantíssimos na história, todos eles homens. Temos o tio Fellipo, irmão de Amália; o pai de Delia, um homem completamente machista e agressivo; e Caseta, amigo do tio Fellipo e do pai de Delia. O progenitor de Delia era totalmente repugnante. Além de ser machista, ele era agressivo e batia em Amália. Aliás, ele fazia inúmeras agressões psicológicas também. Esses encontros de Delia com esses personagens masculinos são de grande importância na história pois são o passado de Delia e Amália. Muitos pensamentos que a nossa protagonista narra na história são por conta de coisas que aconteceram no remoto e que estão em seu subconsciente, então aos poucos percebemos a repressão e o patriarcado, que ainda é muito forte, oprimindo as mulheres e dizendo o que elas devem fazer e quem devem ser. E ISSO É HORRÍVEL.

A narrativa de Elena Ferrante é fragmentada, ou seja, há uma mistura entre o passado e o presente muito frequente durante a história, e isso pode confundir o leitor. A autora usa do fluxo da consciência e nos puxa para dentro da mente da protagonista, de modo que nos aproximamos mais dos ocorridos. Isso é bem incômodo, principalmente nas cenas onde o machismo é escancarado. Esse fluxo de consciência pode deixar o leitor um pouco confuso – principalmente para quem não está acostumado com o estilo. Porém, ao longo das páginas nos apegamos com a escrita dela e nos acostumamos (digo isso por experiência própria, pois foi o primeiro livro da autora que li). Consegui entender perfeitamente o lado da Delia, assim como consegui ter empatia pela Amália.
Eu estava tão decidida a me tornar diferente dela que perdia uma a uma as razões para me parecer com ela. 
Esse foi o primeiro livro da Elena Ferrante que eu li e, coincidentemente, foi o primeiro livro escrito por ela também. Geralmente não costumam recomendar esse livro para uma primeira leitura, mas eu me arrisquei. Não vou dizer que foi o melhor livro da minha vida, estaria enganando a todos, mas eu gostei dele e pretendo dar outras chances para a autora. Nesse livro ela abordou muitos temas importantes, então imagino que nos outros não será diferente. Além disso, adorei conhecer essa escritora, consegui captar um pouco da cultura italiana – por mais que os costumes estivessem pelas entrelinhas.

Não sei se eu indicaria para leitores de primeira viagem, muitos podem não gostar por não ser um livro linear e por ser muito descritivo. É um livro que tem ressalvas e pode se tornar uma leitura um pouco densa, mesmo tendo apenas 176 páginas. Ademais, não posso deixar de dizer que esse livro é excelente e me trouxe várias reflexões, principalmente sobre relações familiares. Quem gosta desse assunto é uma boa dica.

14 comentários:

  1. Amei sua resenha, gosto muito de histórias assim. Já anotei a dica!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas a história parece ser bem interessante.
    Dica de livro anotada com certeza!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro caso decida ler!! É bem interessante mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Ana!
    Eu não gosto muito de livros que viajam entre passado e futuro a todo momento...mas tenho muita vontade de ler algo da autora!
    Beijinho

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é super cativante, eu indico dar uma chance. Talvez não com essa obra, mas sim com outra ;)
      beijos

      Excluir
  4. Eu sou muito fã de viagem no futuro, e eu vou adquirir já, porque eu amei

    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho muito válido quando um livro traz reflexões para os leitores, mesmo sendo uma leitura densa, como vc disse, creio que esse livro tende a somar algo a mais para quem o lê. Gostei da resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      É exatamente isso, nos apresenta várias lições.
      Beijos

      Excluir
  6. Interessante você falar que a leitura talvez seja meio "pesada" para leitores de primeira viagem, que possa se tornar massiva.
    Mas achei interessante e que bom que você gostou.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Não quero que ninguém pegue trauma da autora hahahaha Achei ela incrível!

      Excluir
  7. Ei, Ana!

    O engraçado é que quanto mais eu lia a sua resenha, mais tinha a noção que irei amar este livro (acredito, né?!). Gosto muito de livros que trabalham a fundo os pensamentos dos personagens e gosto ainda mais quando, tanto o passado quanto o presente, viram uma mistura muito desordenada dentro da história haha. Já tinha ouvido falar deste livro, mas nunca dei muita importância a ele. Será que devo começar por ele ou por outra obra da autora? De qualquer forma, irei anotar a indicação com toda certeza! Obrigada <3

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Nossa, eu espero muuuito que você goste da leitura! Olha, eu comecei por esse e deu certo! As pessoas não indicam tanto, mas vai que funcione com você também? Nunca se sabe haha A autora tem livros incríveis, bom dar uma espiada!
      Beijos

      Excluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo