terça-feira, dezembro 11, 2018

[Resenha] 13 Segundos


Resultado de imagem para 13 segundos
Livro: 13 Segundos
Autora: Bel Rodrigues
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano: 2018
Classificação: ♥♥♥♥

Sinopse: O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.


~~~

Lola acabou de terminar o seu relacionamento com Leo. Ela pensou muito até tomar essa decisão, mas era definitivo: a relação deles estava enfraquecida. Leo tinha alguns comportamentos infantis e o convívio entre ele e os amigos de Lola não era nada saudável. Apesar de não ser tão presente durante a história, pelos relatos podemos perceber que Leo era bem machista, possessivo e ciumento.  Mesmo sabendo que o namoro deles foi abusivo, Lola guardava um sentimento bom em relação aos momentos em que passaram juntos.


Como é o último ano de escola, Lola decide dedicar-se aos estudos, ao canto e quer se divertir ao máximo. É em uma dessas passagens que Lola acaba conhecendo o novo intercambista canadense. O contato entre ela e John é imediato e eles logo sentem uma atração um pelo outro. Lola fica feliz em saber que o canadense busca as mesmas coisas que ela: memórias inesquecíveis e diversão. Mas, é claro, conforme o tempo vai passando e a amizade deles vai se acentuando, sentimentos importunos vão aparecendo.

Eu não sabia exatamente o que me chamava mais atenção nele, se era o braço tatuado, o estilo alternativo, o cabelo um pouco acima dos ombros ou aquele ar amigável e sério ao mesmo tempo. Ele parecia o vocalista de uma banda de rock britânica perdido ali.

A vida de Lola estava perfeita: ela e seus amigos estavam aproveitando ao máximo, a sua amizade colorida com John estava perfeita, o seu novo canal do Youtube estava bombando e as pessoas estavam gostando de seus covers. Mas bastou 13 segundos para toda essa felicidade acabar. Lola se sentiu perdida: teve sua intimidade exposta sem pudor.
Nunca duvide da habilidade de um homem fazer você perder completamente as esperanças na humanidade.

Fiquei muito feliz quando eu soube que a Bel iria lançar um livro. Ela é a minha Youtuber preferida e eu tinha a certeza de que não me decepcionaria. É arriscado depositar muita confiança assim, mas dessa vez eu não me arrependi.

A Bel tem uma escrita rápida e fluida. A autora aborda assuntos que (infelizmente) ainda são tabus na sociedade como machismo, feminismo, sexualidade etc. Entretanto, mesmo sendo conteúdos delicados, ela tratou com uma naturalidade que em momento algum foi forçado. Pelo contrário, a Bel me deixou tão confortável durante a leitura que terminei o livro em dois dias.

Uma das perguntas que é abordada no livro: se o homem pode falar tão abertamente sobre sexo e sobre a sua vida "ativa", por que a mulher também não pode? Por que a mulher sempre é vista com um olhar ruim quando resolve falar sobre isso? Quando os vídeos da Lola são vazados nós temos os comentários de pessoas tão maldosas xingando-a de todos os nomes possíveis e isso foi uma coisa dolorosa. Doeu porque o homem que vazou saiu impune sendo que o errado é ele. Doeu porque é a realidade de muita gente.



A Lola teve a sorte de ter uma mãe fantástica e amigos incríveis ao seu lado. Sério, fiquei apaixonada por eles e pela representatividade que trouxeram na história - alguns apareceram de maneira rápida na trama, mas passaram a mensagem que a Bel queria. Cada um teve a sua singularidade e personalidade que fez toda a diferença na história. Acho que cada personagem deveria ter um livro único porque no livro não foram tão explorados, até porque não era o foco.

“A parte boa de conversar com as garotas era que independentemente do que fosse dito, tínhamos um juramento: nunca julgaríamos umas as outras, muito menos viraríamos as costas.”

O livro é separado entre o "antes" e o "depois". A maior parte do livro temos a visão da Lola, mas mais para o final - quando acontece toda a tragédia - podemos ter a visão do John e de uma das suas amigas. Achei isso bem trabalhado principalmente na visão do John porquevemos o quão maravilhoso ele é e vemos a relação dos dois de outro ponto de vista. O problema é que foi apenas um capítulo e eu queria mais a visão dele (não porque faltou algo, mas sim porque eu achei ele uma graça mesmo).

Dei 4 estrelas porque pensei que abordaria mais sobre o revenge porn. Já passava da metade do livro e nada tinha acontecido. Ok, talvez o erro tenha sido meu, pois eu comecei o livro com uma expectativa diferente do que tive. De qualquer forma, acho que deveria ter um pouco mais sobre isso porque ficou um pouco corrido. Quando estamos no final do livro e nada aconteceu já temos a noção de que vai ser um desfecho bem apertado. Ela poderia ter explorado mais. (Eu não ligaria em ler um livro de 500 páginas da Bel).

Apesar de todos esses pontos, tenho que confessar que se eu tivesse lido com 15 anos eu teria gostado mais pois se passa em um cenário de Ensino Médio. Não estou mais habituada a ler livros desse estilo. Para adolescentes é uma leitura que eu recomendo porque encontramos o empoderamento feminino e a representatividade. Se a pessoa não gostar muito desse cenário, talvez se incomode um pouco.


Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo