segunda-feira, dezembro 17, 2018

[Resenha] A Revolução dos Bichos


Resultado de imagem para capa a revolucao dos bichos
Livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Páginas: 152
Ano: 2007
Skoob

Sinopse: Escrita em plena Segunda Guerra e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, "A Revolução dos Bichos" é considerada uma das mais extraordinárias fábulas sobre o poder que a literatura já produziu. Com críticas ácidas e sátiras ferozes ao regime de Stálin, o livro narra a saga dos animais da Granja do Solar, que se rebelam contra seus donos e tomam posse da fazenda onde vivem. O objetivo dos bichos é instituir um sistema cooperativo e igualitário, sob o slogan "Quatro pernas bom, duas pernas ruim". Mas não demora muito para que alguns "companheiros" - em particular os mais inteligentes, os porcos - voltem a usufruir de privilégios, reinstituindo aos poucos um regime de opressão, agora inspirado no lema "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais que os outros". Atemporal e com narrativa engenhosa, a obra fornece uma visão pessimista e perturbadora da política e dos homens que a praticam.




~~~~

Vou confessar que A Revolução dos Bichos foi uma grande surpresa para mim neste ano. Óbvio que já conhecia George Orwell e tinha conhecimento da carga de seus livros e de toda a crítica que trazia em suas obras, mas não pensei que iria me surpreender tanto com uma leitura.

Em A Revolução dos Bichos encontramos a Granja Solar, que é comandada pelo humano Sr. Jones, um típico dono que não se importa muito em dar um tratamento adequado aos bichos, explorando-os de todas a formas. É nesse cenário de fome e trabalho exaustivo que os bichos decidem fazer uma revolução para tomar posse de granja. Comandada pelos porcos com a ideologia de igualdade baseada no grande Major, os bichos conseguem expulsar o Sr. Jones e transformam a Granja Solar em Granja dos Bichos.

  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
  2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
  3. Nenhum animal usará roupas.
  4. Nenhum animal dormirá em camas.
  5. Nenhum animal beberá álcool.
  6. Nenhum animal matará outro animal.
  7. Todos os animais são iguais.

Após tomarem o poder, os bichos entram em grande festa de esperança e liberdade. Entretanto, o que antes parecia um sistema perfeito de igualdade, com o tempo foi tomando uma forma totalitária, pois os porcos acabaram tomando uma frente de liderança. Os porcos se autodeclararam mais inteligentes e, portanto, líderes da Granja.




George Orwell traz uma fábula com um contexto crítico em relação ao Socialismo de Stálin instaurado na Rússia. O autor faz uma desconstrução do "mito socialista". A URSS mascarava todos os defeitos do socialismo: a repressão, a censura da imprensa, a fome, prisões e condenações sem motivos concretos. Mesmo sendo simpatizante do Socialismo, Orwell mostrou que o regime instaurado na Rússia era precário e beirava o totalitarismo.

É interessante ver como toda essa fábula foi construída. Quem conhece a história da Revolução Russa faz um paralelo fácil entre os ocorridos. Temos Napoleão representando Stálin; Bola-de-Neve representando Trotsky; e o Major sendo Lênin. Napoleão aplica um golpe e toma o poder, traindo e espalhando mentiras em relação ao Bola-de-Neve. Os bichos são facilmente manipulados e caem em uma mentira de proteção.

Todos os hábitos do Homem são maus. E principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais. 

Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.

Nessas duas citações podemos ver claramente a mudança de ideais que ocorreu durante a narrativa. Durante o livro vemos toda a enganação e o abuso de poder que o Napoleão arma contra os demais bichos e isso é o que faz o livro valer muito a pena. A gente vê gradativamente como as coisas funcionam e como a manipulação é forte em governos totalitários. São essas passagens que torna tudo mais interessante.


Eu indico de olhos fechados esse livro. A edição da Companhia das Letras está impecável e tem um posfácio que explica ainda mais sobre o contexto em que esse livro foi escrito. Para quem ama história é uma ótima recomendação!


28 comentários:

  1. Oi Ana!
    É um clássico q está na minha listinha há tempos, preciso ler!
    Adorei ler sua opinião, muito bem escrita!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Carol!
      Obrigada! Quando der leia, tenho certeza que irá gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi!
    Eu não leio esse tipo de livro primeiro porque não gosto de clássico e também porque fico com medo de não entender a mensagem já que não estou acostumada a esse tipo de história, por isso sempre me sinto meio "burra" com o tema haha mas valeu a dica!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulheeeeer, como assim hahaha Burra nada! Esse livro é super tranquilo em relação a escrita e tem um posfácio que explica muito sobre a história, tenho certeza que não iria ficar perdida. E nada disso de se sentir burra, viu? Não é um bicho de sete cabeças haha
      Beijos!

      Excluir
  3. Livro espetacular <3 Tenho vontade de reler a todo momento =D
    Adorei a resenha =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Esse é um clássico que nunca me pareceu 'acessível' no sentido de 'possível de eu ler' ou até mesmo que me atraísse. Porém, quando vi a versão ilustrada fiquei um pouco animada. Acho que se começasse por ela, talvez arriscaria a leitura deste.
    Afinal, clássicos são merecedores de atenção.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Não sabia que tinha a versão ilustrada, chocadaa! HAHAH Verdade, merecem atenção mesmo. Espero que você goste caso decida ler!
      Beijos

      Excluir
  5. Oie Ana =)

    Esse é um clássico que preciso colocar em minha lista de leituras urgentemente. Todo ano falo que vou ler e acabo não lendo a Revolução dos Bichos.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Verdade! É um livro muito curto e rápido, termina em uma sentada (:
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Ana!
    Não só esse é um de meus livros preferidos, como George Orwell também é um de meu autores favoritos! Quero ler tudo o que ele escreveu. Seus livros são criativos, interessantes, nos prendem à história e nos ensinam muito! Já leu 1984? Indico demais, viu?!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, depois que eu li esse livro quero ler tudo dele também! Ainda não li 1984, mas quero muuuuito, parece ser excelente. Obrigada pela indicação!
      Beijos

      Excluir
  7. Já li tantos comentários positivos sobre esse livro, não sei porque ainda não o li. Depois da sua resenha minha vontade de explora-lo só aumentou!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Olá!
      Espero que goste! É um livro bem rapidinho!
      beijos

      Excluir
  9. Oi Ana,
    Morro de vontade de ler esse livro!
    Adorei sua resenha, bem explicativa e me deixou mais animada.
    Pelo visto mostra muito sobre como a autoridade destrói qualquer lado empático.
    Muito atemporal.

    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado, espero que leia! Realmente, bem atemporal...

      Excluir
  10. Depois de ter lido a HQ sobre a história eu só tenho ainda mais vontade de conhecer a obra. Uma história que todos deveriam ler e refletir sobre.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana!

    Já vi muitos elogios à esse livro e a história realmente parece ser ótima, faz o leitor refletir bastante.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana!
    Eu li esse livro na faculdade e gostei muito, apesar de não ser o meu tipo de leitura preferida.
    Ele realmente dá uma sacudida na gente.
    De vez em quando é bom ler uns clássicos que achamos que vai ser chato, mas no fim das contas é muito bom. Foi assim que me senti com O Grande Gatsby, por exemplo.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Clássicos dão medo as vezes, mas concordo. É bom ler alguns nem que seja aos poucos. Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, Ana

    Eu coloquei esse livro no meu projeto do ano que vem! Sempre quis ler, mas sabe quando a gente vai deixando pra depois? O depois nunca chega!
    Adoro livro com mensagens e críticas sociais, espero compreendê-las bem!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sei sim! Mas olha, esse livro é bem fluido e você termina em menos de um dia! Tenho certeza que irá gostar :D
      beijos

      Excluir
  14. Oie Ana

    Já tinha ouvido falar muito desse livro, mas bem superficialmente, eu nunca tinha lido nem a sinopse dele e não imagina que se tratava de uma revolução de animais (a atualizada em clássicos hahahahaha). Gostei muito da sua resenha e vou anotar a dica para um compra futura, suas fotos ficaram lindas, Bjos

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado! Eu espero muito que leia e que goste, é bem interessante! E obrigadaaaa
      Beijos

      Excluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo