segunda-feira, janeiro 14, 2019

[Resenha] Eu sei por que o pássaro canta na gaiola


Título: Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
Autora:  Maya Angelou
Páginas: 336
Ano: 2018

Sinopse: RACISMO. ABUSO. LIBERTAÇÃO. A vida de Marguerite Ann Johnson foi marcada por essas três palavras. A garota negra, criada no sul por sua avó paterna, carregou consigo um enorme fardo que foi aliviado apenas pela literatura e por tudo aquilo que ela pôde lhe trazer: conforto através das palavras. 

Dessa forma, Maya, como era carinhosamente chamada, escreve para exibir sua voz e libertar-se das grades que foram colocadas em sua vida. As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária, dando voz aos jovens que um dia foram, assim como ela, fadados a uma vida dura e cheia de preconceitos. Com uma escrita poética e poderosa, a obra toca, emociona e transforma profundamente o espírito e o pensamento de quem a lê.


~~~

A primeira vez que eu vi esse livro foi no vídeo da Mell Ferraz e mesmo sabendo pouco sobre a história eu sabia que seria uma leitura incrível, e realmente. Não tenho o costume de ler biografias, esse livro inclusive foi o primeiro – na verdade eu comprei sem saber o gênero, só tinha lido um pouco da sinopse e já vi que era do meu interesse. Impossível não se emocionar com a vida de Maya Angelou, pseudônimo de Marguerite Ann Johnson. A narrativa dela é tão envolvente que não parece ser uma autobiografia.

Maya Angelou viveu o período de segregação racial. Ela enfrentou abusos, humilhações, racismos e todo tipo de violência e xingamentos. A gente sabe que em 2018 o racismo ainda é muito presente na nossa sociedade, infelizmente, mas ler algo que é ambientando no século passado foi muito chocante, pois as coisas relatadas no livro eram muito extremas, sabe? Como que alguém poderia/pode ter um pensamento tão fechado e tão preconceituoso como se os negros fossem um objeto e não uma pessoa? Teve uma passagem do livro que me deixou bem chocada. "As pessoas de Stamps diziam que os brancos da nossa cidade tinham tanto preconceito que um Negro não podia comprar sorvete de baunilha. Exceto no 4 de julho. Nos outros dias, tínhamos que nos satisfazer com chocolate". Gente??????



Não estou habituada a ler autobiografias e por esse motivo eu demorei para pegar o ritmo da leitura e me acostumar com os personagens, até porque eu não sabia nada sobre a vida da autora. Entretanto, a escrita da Maya é muito poética, o que traz uma delicadeza ao mesmo tempo em que dá um soco no estômago por conta da realidade dura daquela época. Mas isso é bom. Acompanhamos a infância, a adolescência e a fase adulta de Maya, e em cada etapa temos um panorama da discriminação, da educação religiosa e rígida de sua avó, de sua amizade com seu irmão Bailey, das brincadeiras horríveis em relação a sua cor de pele e da sua trajetória que é cheia de conturbações e tristezas.
Era horrível ser Negra e não ter controle sobre a minha vida. Era brutal ser jovem e já estar treinada para ficar sentada em silêncio ouvindo acusações feitas contra a minha cor sem chance de defesa.
Nós todos devíamos estar mortos.
Talvez isso seja spoiler. A Maya foi estuprada pelo padrasto quando pequena. Essa passagem me marcou bastante e vocês podem imaginar o motivo. Além da Maya ser uma menina, ela era criança e negra. Imagina as dúvidas, os receios e o medo? O padrasto fez ameaças: caso ela contasse algo, ele mataria Bailey, o irmão dela. Eu fiquei com muito ódio nesse momento, doeu muito ler e ver que isso ainda é uma coisa que acontece muito na nossa sociedade. Além disso, que já é hediondo demais, tivemos também a presença de um júri que duvidou a Maya, questionando se isso realmente tinha acontecido ou se tinha sido um delírio, uma mentira. AHAM, COM CERTEZA, POR QUE NÃO? Estou espumando de raiva aqui.

Enfim. A leitura é fluida, porém, dolorosa. Não é fácil digerir e esquecer os ensinamentos e os obstáculos que Maya passou. Cada personagem na história é fundamental para o crescimento dela. A mais importante para mim foi a Momma, a avó que a criou, e que mesmo sendo muito rígida creio que trouxe ensinamentos importantes.


Maya foi uma mulher incrível (quem não conhece é bom dar uma pesquisada), e acho que ela deveria ter mais visibilidade nas escolas e ser citada, por exemplo, junto com Luther King e Malcom X. Aprendi muitas coisas com esse livro e acho que todos deveriam ler. É por isso que eu digo: por favor, leiam Maya Angelou.



50 comentários:

  1. Oi Ana.
    Nossa, essa leitura deve ser impactante. Também não tenho o costume de ler biografias, mas neste caso deve ter valido a pena você ter se arriscado na leitura.
    Sua resenha ficou ótima.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Obrigada! As vezes é bom se desafiar a ler coisas diferentes.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ana. Essa parece ser uma leitura maravilhosa. Engraçado que nunca havia ouvido falar dessa mulher, talvez porque seja de senso comum apagarem grandes mulheres da história.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Esse ano a minha meta é ler mais mulheres. Não vamos deixar isso acontecer mais!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Ana.
    Eu recebi a edição da Tag ainda não li porém só vejo resenhas positivas desse livro. Espero consegui ler em breve.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que você goste. A edição da Tag está linda!
      Beijos

      Excluir
  4. Amo tanto histórias como essa, a gente aprende tanto. Não conhecia a história dela, mas realmente, acho que todo mundo deveria conhecer e que ela deveria ser citada!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza ela deve ser citada por aí para aprendermos cada vez mais!

      Excluir
  5. Oi Ana, tudo bem? Nossa, que história forte e triste. Uma mulher como Maya realmente deveria ter um lugar especial ao lado dos grande autores renomados por escrever sobre a sua vida dessa forma. Achei a dica muito interessante e vou deixar anotada, mas é o tipo de obra a ser lida com prévia preparação emocional e psicológica.
    Beijos, Adri
    Espiral de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo e você?
      É verdade, a gente tem que ter consciência que não é fácil digerir certas coisas no livro, mas vale a pena! Espero que você goste (:
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, Ana!
    Tenho um pouco de dificuldade de ler biografias. Ainda mais quando são pesadas dessa forma e com histórias que deixam o leitor incomodado. Gostei bastante da sua resenha e parece ser um ótimo livro.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado! As vezes é bom se aventurar em outros gêneros.
      Beijos

      Excluir
  7. Salut, xará!

    Eu não gosto de biografias, acho algo um pouco cansativo de ler, mas devo confessar que sua resenha me deixou um pouco curiosa para ler. Gosto de ler sobre temas pesados como estes, então eu acho que vou criar uma vergonha na cara e ler.

    Um minuto para o cosmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Biografias também acho um pouco cansativa, mas essa eu não achei, de verdade. Espero que você goste!

      Excluir
  8. Oi Ana!
    Que leitura impactante!
    Sabe que eu também não entendo o que passa na cabeça de alguém que tem preconceito racial?! O que levou as pessoas a acharem que a escravidão era algo razoável, por exemplo? Mesmo tentando enxergar com o olhar da época, é inadmissível...
    Gosto de livros com essa temática, o problema é a revolta que a gente fica depois né?!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Nem me fale, a revolta é enorme, mas livros assim nos traz grandes ensinamentos e isso no final vale a pena. A gente sempre acaba se desconstruindo e crescendo mais!
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, Ana!
    Maya tem uma história de vida bem guerreira. Não sou muito de autobiografias, mas fiquei muito interessada nessa
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana!
    Eu nem conhecia a obra e nem a autora, mas ja vou anotar com certeza. Esse ano quero ver se leio mais livros com a tematica de racismo e gordofobia. Sao assuntos que me atraem e eu gosto de me sentir representado. Vou atras da Maya com toda certeza. Parece ser uma autora incrivel.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      AAAA é muito bom quando o livro te representa. Quero ler livros com a temática gordofobia também, durante a minha vida não li tantos (e eu passei por uma fase em que precisei). Eu espero de coração que você goste desse livro.
      Abraços

      Excluir
  11. Oi, Ana

    Imagino que realmente seja uma leitura dolorosa! :(
    E essa parte do sorvete chegou embrulhar o estômago aqui!! A que ponto chega a ignorância do ser humano,né?

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale! E esse foi só um episódio, tem um monte de relatos no livro que chegam a ser pior :(

      Excluir
  12. Ei, Ana!

    Menina, suas indicações tão cada vez melhores, estou amando!

    Eu também nunca li uma autobiografia, mas sou completamente doida para ler uma, sério haha. Não sei como será minha experiência, se será uma leitura agradável, mas sempre tento sair da minha zona de conforto, acho muito importante. De leituras dolorosas e tristes eu entendo, as histórias sobre guerras que tenho costume de ler são muito penosas, mas eu adoro lê-las mesmo assim, sinto que compreendo melhor sobre a vida e exercito a minha empatia. Não consigo, nem de longe, imaginar o que essa moça passou, mas imagino que deve ser uma leitura muito necessária, adorei!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Aí meu Deus, muito obrigada <3 Fico feliz em saber disso!
      Leia essa então para começar! Faça como eu haha Sair da zona de conforto é bom as vezes, por mais que dê um certo receio.
      AAAAA isso que você disse da empatia é muito real, sinto o mesmo! E é uma sensação incrível.
      Beijos

      Excluir
  13. Oii Ana!

    Nossa, que livro!! Não conhecia, mas fiquei muito interessada. Parece ser maravilhoso mesmo...

    Bjos
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  14. Uau, que livro!! Menina, eu não gosto muito de livros do tema porque a leitura nunca flui, mas é só falar em documentário que eu já to lá. Eu vi um sobre a segregação racial nos EUA e eu fiquei abismada com cada coisa... é digno de nota!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí eu adoro documentários também! Não sei se tem um contando a vida dela, se não eu te indicaria. Acho que a Maya tem muito o que dizer para a gente! É mesmo.
      Beijos

      Excluir
  15. Já estou aqui tensa lendo sua resenha Ana, imagina o livro!
    Tbm não tenho o costume de ler autobiografias, mas algumas merecem ser lidas, o que parece ser o caso!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! A gente não tem costume, mas abrimos uma exceção necessária! hehe
      Beijos!

      Excluir
  16. Uau, parece ser uma história incrível de ser lida! Adorei a indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que livro com temática ótima! Nunca ouvi falar, mas parece realmente muito bom, irei dar uma chance.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  18. Olá, Ana.
    Também não sou muito de ler o gênero, só os que me interessam muito e esse aqui acabou de entrar para essa lista hehe. Assim que der vou ler ele. Infelizmente o racismo ainda existe e fico besta de ver como tem gente que se acha melhor por causa da cor da pele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Aí que boooom, eu espero tanto que você goste! Adorarei ler a sua resenha (:

      Excluir
  19. Oi Ana,

    Tambem não leio muito biografias, mas tem umas que vale a pena.
    Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Verdade, tem umas que vale a pena a gente dar uma chance :)
      Beijos e bom domingo!

      Excluir
  20. Oi Ana,
    Também comecei o ano com uma leitura bem impactante, então fiquei bem curiosa em relação a essa. Eu não suporto assistir ou ler histórias dessa época em alta nos EUA, porque me dói e muito ver que quase nada mudou.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Pois é, essa época nos EUA foi bem tensa mesmo. Não que aqui não tenha sido, mas lá era escancarado, não sei.

      Excluir
  21. Oie Ana =)

    Não conhecia o livro e nem autora, mas só pela sua resenha já senti que esse é o tipo que livro que nos marca.

    Gosto bastante de biografias, pois sempre aprendemos um pouco com a história do outro.

    Dica anotada!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste! Peguei uma paixão por biografias agora haha quero ler mais.
      Beijos

      Excluir
  22. Oi Ana, tudo bem?
    Nossa, fiquei arrepiada de verdade na parte que você fala do estupro. Que dor que deve ser ler isso e saber que é totalmente real.
    Apesar de doloroso, acho que o tema do livro é incrivelmente importante. Dica anotada, fiquei super interessada.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo e com você?
      É uma parte muito dolorosa mesmo. É uma leitura que é necessária apesar de ser pesada. Eu espero que você goste caso leia!
      Beijos

      Excluir
  23. Oi
    pela sinopse não parece uma biografia, pena saber que ela passou por tudo isso na leitura, se o mundo hoje está assim, imagine naquela época. Que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, naquela época deveria ser pior ainda, não tinha leia favoráveis a eles. Não que hoje seja melhor...

      Excluir
  24. Oi, Ana! Tudo bem?

    É muito difícil eu ler uma biografia até porque eu sinto muita dificuldade em apresentar uma resenha de uma biografia no blog, então, primeiramente, parabéns pelo seu trabalho. A resenha está incrível.
    Bom, sem dúvida é algo poderoso esta história, falando de uma mulher negra. Como você falou, o racismo no passado era algo bem extremo e muito chocante, mas nossa sociedade não parece ter evoluído muito, só esconde melhor. O fato dela ser estuprada pelo padrasto é algo chocante e ao mesmo tempo, se pararmos para pensar, tão comum. Quantas pessoas não passam por isso? E quando denunciam, procuram culpá-las ou simplesmente não acredito. Não conhecia a Maya e nem o seu livro, mas com certeza a sua história é um reflexo da nossa sociedade. O que é triste, mas bom por ela estar lutando.
    Espero muito poder ler.

    Beijos,
    Blog Magia é Sonhar
    Canal Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      AAAAA, muito obrigada, eu fico feliz que tenha gostado. Foi a minha primeira resenha de biografia então estou surpresa com o elogio haha
      Sim, dói muito pensar que essas coisas acontecem e que as vezes não está tão longe assim da gente. Nós estamos tão cômodos as vezes, mas não podemos fechar os olhos para essa realidade triste.
      Eu espero muito que você consiga ler e que goste!
      Beijos

      Excluir
  25. Oi Ana,
    Eu não costumo ler biografias, mas quero conhecer melhor a Maya, pois já ouvi falar de sua importância. Deve ser uma leitura bem pesada pois a história de vida dela não foi fácil.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Ahhh, se você já conhece a autora então tenho certeza que irá gostar! É bem pesada mesmo, mas a gente aprende muito.
      Beijos

      Excluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo