segunda-feira, janeiro 28, 2019

[Desafio Literature-se] O Iluminado

Oi, gente!

Vocês se lembram que em um post antigo eu disse que iria participar de um desafio criado pela Mell Ferraz? O tópico do mês de Janeiro foi: um livro muito conhecido (não tanto pelo livro). Como Stephen King era um autor que eu queria ler muito mas sempre deixava de lado, acabei vendo essa oportunidade para finalmente conhecer a escrita dele. Bem, foi uma experiência boa.

Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Páginas: 463
Editora: Suma das Letras
Ano: 2012

Sinopse: O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. 

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

~~~

Jack Torrance conseguiu o trabalho de zelador no hotel Overlook durante a baixa temporada. Como no inverno o hotel fica isolado e vazio, ele aceitou o emprego e decidiu mudar-se para lá com a família. O passado de Jack Torrance não foi nada fácil. Além de ser alcoólatra, ele também não tinha uma relação muito boa com a sua família, por isso achou que ficar isolado em um lugar com seu filho Danny e sua mulher  Wendy iria fortalecer os laços familiares.

Danny sempre conviveu com habilidades psíquicas que o permite ler mentes e ter premonições acerca do futuro. Essas habilidades nunca foram impasses em sua vida, mas quando ele chega ao hotel e pesadelos começam a perturbar a sua mente, Danny percebe que conviver com sua iluminação pode ser um desafio enorme, ainda mais que o hotel Overlook é cercado de assassinatos e forças malignas que desejam o mau de sua família.


Acho que todos conhecem pelo menos um pouco da história de O Iluminado, então não tenho muito o que dizer sobre o conteúdo em si. A trama é bem desenvolvida e construída. As coisas podem demorar para acontecer no início, mas eu senti que cada detalhe e passagem do livro foi importante para o que iria acontecer depois na história.

Eu amei os personagens, eles foram descritos e desenvolvidos de uma maneira muito humana – é estranho dizer isso. A cada página lida via os erros, defeitos e o passado, e foi impossível não me apegar e torcer contra eles. O Jack teve todo esse problema com o álcool e com a agressividade, e acho que o modo em que ele foi construído não foi de maneira exagerada, pelo contrário, consegui entendê-lo, fiquei brava e torci para ele se livrar desse vício. O Danny, bem, não tenho palavras! Ele foi um personagem incrível. Eu tive vontade de colocar o Danny (e a Wendy também) num potinho e protegê-lo.

No início senti uma certa dificuldade com a narrativa, mas isso ocorreu porque não estava nada acostumada com a escrita do Stephen King. No começo me deparei com frases em parenteses e eu fiquei bem confusa, não parecia fazer muito sentido. Entretanto, conforme eu ia lendo mais, mais eu ficava familiarizada com a narrativa, e isso foi ótimo. As vezes não nos acostumamos com a narrativa de algum autor, e ainda bem que isso não aconteceu com esse livro porque eu iria ficar bem decepcionada.

Gostei demais do terror psicológico que esse livro proporcionou para mim. Sério, não sei explicar, mas eu sentia que algo estava acontecendo ou se movendo e que sangue poderia jorrar a qualquer hora, e isso foi bem claustrofobico. O que eu poderia fazer? Nada.

Impossível não lembrar das cenas do filme. Sabemos o que vai acontecer no livro, mas isso não tira a excelência e a ótima experiência durante a narrativa, pelo contrário. O mais interessante é acompanhar o Jack enlouquecendo e fazendo coisas absurdas. Senti medo e receio e foi como se eu estivesse dentro do hotel. A todo momento eu pensava "não entre no quarto 217, PELO AMOR DO SANTO DEUS!!!". E vamos ser francos, quando a gente tem essa sensação de estar dentro do local vivendo a mesma coisa que os personagens, é porque o livro realmente vale a pena.

Foi uma experiência incrível. Estava bem receosa por ser um livro famoso do qual todos tem um conhecimento sobre a história, por mais que seja breve. Ademais, entendi o motivo da Mell ter colocado esse tópico no desafio dela. Não acho que eu leria O Iluminado por livre e espontânea vontade, então obrigada Mell! Para quem nunca leu esse livro: não fiquem intimidados por ser uma história muito famosa, O Iluminado vale a pena.

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo