segunda-feira, janeiro 28, 2019

[Desafio Literature-se] O Iluminado

Oi, gente!

Vocês se lembram que em um post antigo eu disse que iria participar de um desafio criado pela Mell Ferraz? O tópico do mês de Janeiro foi: um livro muito conhecido (não tanto pelo livro). Como Stephen King era um autor que eu queria ler muito mas sempre deixava de lado, acabei vendo essa oportunidade para finalmente conhecer a escrita dele. Bem, foi uma experiência boa.

Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Páginas: 463
Editora: Suma das Letras
Ano: 2012

Sinopse: O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. 

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.

~~~

Jack Torrance conseguiu o trabalho de zelador no hotel Overlook durante a baixa temporada. Como no inverno o hotel fica isolado e vazio, ele aceitou o emprego e decidiu mudar-se para lá com a família. O passado de Jack Torrance não foi nada fácil. Além de ser alcoólatra, ele também não tinha uma relação muito boa com a sua família, por isso achou que ficar isolado em um lugar com seu filho Danny e sua mulher  Wendy iria fortalecer os laços familiares.

Danny sempre conviveu com habilidades psíquicas que o permite ler mentes e ter premonições acerca do futuro. Essas habilidades nunca foram impasses em sua vida, mas quando ele chega ao hotel e pesadelos começam a perturbar a sua mente, Danny percebe que conviver com sua iluminação pode ser um desafio enorme, ainda mais que o hotel Overlook é cercado de assassinatos e forças malignas que desejam o mau de sua família.


Acho que todos conhecem pelo menos um pouco da história de O Iluminado, então não tenho muito o que dizer sobre o conteúdo em si. A trama é bem desenvolvida e construída. As coisas podem demorar para acontecer no início, mas eu senti que cada detalhe e passagem do livro foi importante para o que iria acontecer depois na história.

Eu amei os personagens, eles foram descritos e desenvolvidos de uma maneira muito humana – é estranho dizer isso. A cada página lida via os erros, defeitos e o passado, e foi impossível não me apegar e torcer contra eles. O Jack teve todo esse problema com o álcool e com a agressividade, e acho que o modo em que ele foi construído não foi de maneira exagerada, pelo contrário, consegui entendê-lo, fiquei brava e torci para ele se livrar desse vício. O Danny, bem, não tenho palavras! Ele foi um personagem incrível. Eu tive vontade de colocar o Danny (e a Wendy também) num potinho e protegê-lo.

No início senti uma certa dificuldade com a narrativa, mas isso ocorreu porque não estava nada acostumada com a escrita do Stephen King. No começo me deparei com frases em parenteses e eu fiquei bem confusa, não parecia fazer muito sentido. Entretanto, conforme eu ia lendo mais, mais eu ficava familiarizada com a narrativa, e isso foi ótimo. As vezes não nos acostumamos com a narrativa de algum autor, e ainda bem que isso não aconteceu com esse livro porque eu iria ficar bem decepcionada.

Gostei demais do terror psicológico que esse livro proporcionou para mim. Sério, não sei explicar, mas eu sentia que algo estava acontecendo ou se movendo e que sangue poderia jorrar a qualquer hora, e isso foi bem claustrofobico. O que eu poderia fazer? Nada.

Impossível não lembrar das cenas do filme. Sabemos o que vai acontecer no livro, mas isso não tira a excelência e a ótima experiência durante a narrativa, pelo contrário. O mais interessante é acompanhar o Jack enlouquecendo e fazendo coisas absurdas. Senti medo e receio e foi como se eu estivesse dentro do hotel. A todo momento eu pensava "não entre no quarto 217, PELO AMOR DO SANTO DEUS!!!". E vamos ser francos, quando a gente tem essa sensação de estar dentro do local vivendo a mesma coisa que os personagens, é porque o livro realmente vale a pena.

Foi uma experiência incrível. Estava bem receosa por ser um livro famoso do qual todos tem um conhecimento sobre a história, por mais que seja breve. Ademais, entendi o motivo da Mell ter colocado esse tópico no desafio dela. Não acho que eu leria O Iluminado por livre e espontânea vontade, então obrigada Mell! Para quem nunca leu esse livro: não fiquem intimidados por ser uma história muito famosa, O Iluminado vale a pena.

32 comentários:

  1. Minha mãe ama Stephen King e eu apesar de AMAR ler ainda não li nenhum livro dele, ainda lerei RSrs ótima resenha.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que você leia em breve, acho que irá gostar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Minhas tentativas de ler os livros de terror do King foram meio flopadas, o estilo descritivo dele me cansou. :(
    Quem sabe um dia eu tente outra vez. Até porque ameeei À Espera de um Milagre, que li há uns anos.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri!
      Aí, que penaaa! Nao sei como eu gostei da leitura porque geralmente nao curto muitas descrições. Espero que você goste caso dê outra chance!
      Beijos

      Excluir
  3. Amei sua resenha, confesso que não gosto muito de filmes de terror, então deixarei a dica passar.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente para quem gosta do gênero, quem não curte nem vale a pena hahaahah

      Excluir
  4. Oi, Ana!
    Não leio o autor, porque ele escreve um gênero que eu passo MUITO longe hahaha Para ser sincera, nunca consegui assistir o filme por conta do medo. Do mesmo jeito que não li o livro, apesar de ter na minha estante. Ainda vou ter coragem de ler e assistir!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É, realmente, quem lê esse autor tem que gostar bastante do gênero haahha Nao pensei que pudesse dar medo, mas fiquei com um certo receio. Foooorça, você vai conseguir hahaha
      beijos

      Excluir
  5. Quero ler esse algum dia, mas sempre acabo colocando outra leitura como prioridade... De qualquer forma está na minha lista de livros do King que preciso ler haha

    ResponderExcluir
  6. Que legal saber que você gostou tanto da leitura. Eu não gosto muito do gênero, mas com certeza para quem gosta deve ser incrível!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! Stephen King é pra quem gosta mesmo, a escrita pode ser um pouco maçante...

      Excluir
  7. Ahh, eu sou doida pra ler esse livro! Não sou tão fã do gênero, mas ouço tanta gente falar bem que não pode ser uma leitura ruim, né? Adorei a resenha.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu nunca tinha lido algo do gênero e achei interessante, é bom se aventurar as vezes.
      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  8. Oie,

    Eu ainda não li nada do King, mas quero conhecer sua escrita logo.
    Bom saber que foi seu primeiro livro e você gostou.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Nunca li nada do autor, confesso. Nao me animo muito com oz livros do King porque sou medroso, e terror não é meu forte. Maa fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que pena :( mas faz parte! Foi minha primeira experiência com o gênero e eu gostei, depende muito da pessoa! Além de que a escrita do King nao é fácil haha

      Excluir
  10. Olá, Ana.
    Eu já li vários livros do autor, e com algumas exceções, eu não sou muito fã do estilo dele. Acho que ele enrola muito no começo e depois atropela tudo no final. Esse eu li tem tantos anos, mais de vinte, que confesso se não fosse o filme não me lembraria da história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Nossa, Sil, que pena! No começo tive dificuldades, mas eu não conhecia a escrita então acho que foi por isso. É bem descritiva, né? Bem, só não é seu estilo e está tudo bem haha

      Excluir
  11. O Iluminado é o meu filme favorito, mas infelizmente, ainda não tive a chance de ler o livro :/
    https://www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puder ter a oportunidade, aconselho que leia já que você gosta muito do filme!! Espero que não se decepcione!

      Excluir
  12. Oie Ana =)

    Tenho muitos amigos fãs do King, mas infelizmente comigo a escrita do autor nunca funcionou direito. Afinal, medrosa como eu sou é um susto a cada capítulo rs... fora que eu fico tão impressionada que acaba sonhando com a história.

    Mas fico feliz em ver que você gostou bastante da leitura =D

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha medo é uma coisa complicada. Fico fascinada, como ele pode deixar a gente amedrontada, né? Que pena que não funcionou :(
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi, Ana!

    Gosto bastante do filme, mas nunce me arrisquei com o livro porque tenho certas dificuldades em me acostumar com a narrativa do SK também haha bom saber que a obra é tão boa quanto o filme!!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      A narrativa é bem descritiva, realmente não acho que é algo que todos irão gostar, mas não custa tentar!
      Quero ver o filme, espero que seja bom!!
      Beinos

      Excluir
  14. Realmente, esse é um título bem conhecido, mas não pelo livro, haha. Eu mesma conhecia o filme, mas nunca o assisti e só fiquei sabendo do livro a uns três anos atrás.
    Comigo também já aconteceu de ler um livro e não se apegar à escrita do autor no início, mas depois me acostumei e fiquei bem feliz por não ter abandonado a leitura.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Ps. Estou seguindo o blog para não perder as suas próximas experiências literárias \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tem leitura que a gente precisa dar um empurrãozinho para funcionar haha é otimo quando no final gostamos!
      Yeeey, obrigada, espero que goste do conteúdo ♥

      Excluir
  15. Oi, Ana!
    Esse livro foi um dos primeiros livros que li no meu início como leitora e eu amei!!!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Oi
    olha eu nunca que leria esse livro, não sou chegada a esse gênero, me da medo, ainda mais pelo que falam desse livro.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente não é um gênero que todos gostam, me aventurei pela primeira vez e gostei! Vai de cada um :D

      Excluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo