sexta-feira, janeiro 18, 2019

[Resenha] Menina Boa Menina Má


Título: Menina Boa Menina Má
Autora: Ali Land
Páginas: 376
Editora: Galera Record
Ano: 2018
Skoob

Sinopse: Os corações das crianças pequenas são órgãos delicados. Um começo cruel neste mundo pode moldá-los de maneiras estranhas Nome novo. Família nova. Eu. Nova. Em folha. A mãe de Annie é uma assassina em série. Um dia, Annie a denuncia para a polícia e ela é presa. Mas longe dos olhos não é longe da cabeça. Os segredos de seu passado não a deixam dormir, mesmo Annie fazendo parte agora de uma nova família e atendendo por um novo nome — Milly. Enquanto um grupo de especialistas prepara Milly para enfrentar a mãe no tribunal, ela precisa confrontar seu passado. E recomeçar. Com certeza, a partir de agora vai poder ser quem quiser... Mas a mãe de Milly é uma assassina em série. E quem sai aos seus não degenera...

~~~




Annie cresceu ao lado de uma mãe psicopata que prendia, abusava e matava crianças em um lugar chamado “playground”. Cansada de ser abusada e de ver toda a crueldade feita por sua progenitora, Annie resolve denunciá-la para a polícia.

Antes do julgamento acontecer, Annie fica temporariamente na casa de seu psicólogo Mike. Ela vai à escola e vive como uma garota adotada. Agora Annie se chama Milly, e ela não mudou apenas de nome. Ela vive escondida da imprensa e de qualquer contato que a remeta a sua mãe, não pode contar a ninguém sobre o que aconteceu e é perseguida pelas memórias e pela voz de sua mãe que insiste em permanecer em sua mente todos os dias. Annie luta contra o que a sua mãe lhe ensinou, mas não é fácil esquecer e recomeçar do zero.

A partir daqui irei chamá-la somente de Milly.


Milly convive com Saskia, a mulher de Mike, e sua filha Phoebe. Saskia e Phoebe não têm uma relação muito boa. Na verdade, a relação entre elas é inexistente. Phoebe é má e desrespeita os pais. Ela é a típica adolescente rebelde e egocêntrica que faz bullying com todo mundo. Saskia não cumpre o seu papel de mãe; ela não liga para o que Phoebe faz nem para o que ela fala, e isso, claro, atinge bastante a filha.

Phoebe não é má somente dentro de sua casa, na escola ela é pior. Além de se achar superior, ela faz coisas horríveis com a Milly e a trata como lixo. Milly aguenta tudo sozinha e prefere não causar confusão pois isso atingiria o homem que está ajudando-a. Milly permanece calada, mas seus pensamentos não.
Da mesma maneira que o meu silêncio perturba a Phoebe, o seu me perturba. Confiante. É como você se sente. Você espera que eu faça besteira, mas lá no fundo imagino que gostaria que eu não fizesse. Uma prova que me ensinou direitinho (...).
Como o livro é narrado em primeira pessoa, a gente tem uma visão clara sobre a conturbação que está dentro da cabeça de Milly. Ela travou uma guerra interna dentro de si mesma e ora quer ficar do lado bom, ora quer seguir os ensinamentos de sua mãe. Não é à toa que o livro se chama “menina boa menina má”. Para nós é tão claro qual lado a Milly deve seguir, mas não é tão simples assim para ela. Pensem comigo, ela tem apenas 15 anos e viu muita coisa absurda – e também passou por abusos –, a cabeça dela deve estar uma bagunça. E realmente.
Sim, eu sempre vou ser Annie para você, mas para os outros sou Milly. Gêmeas siamesas dentro de mim, em guerra,
Menina boa.
Menina má
Adorei a maneira em que a autora trabalhou a mente da Milly, acho que esse quesito não deixou a desejar. A história não foca tanto na mãe da Milly, então não iremos ter cenas detalhadas sobre o que ela fazia no tal playground. Com certeza eu iria amar se tivesse sim a parte detalhada sobre os crimes cometidos, mas eu sei que esse não foi o foco nem a intenção da autora – mas mesmo assim eu dei quatro estrelas, algumas coisas ficaram em aberto e eu adoraria ver um pouco mais.

No geral eu gostei dos personagens – não a ponto de amar, pelo contrário, senti muita raiva. A Phoebe foi muito bem trabalhada e teve uma importância enorme no enredo. A Saskia e o Mike também foram personagens que eu consegui me apegar – torci para que a Saskia desse a volta por cima. A “nova família” da Milly não é perfeita e a cada dia que passa a união se desestrutura ainda mais.

Eu adorei a escrita da autora. Li o livro em três dias, então fluiu super bem comigo. É uma narrativa objetiva e sucinta e que faz uma bagunça na cabeça do leitor. Teve horas que eu queria muito que a Milly não fizesse algo ruim, mas teve outros momentos em que eu torci para que ela desse o troco – principalmente na parte do bullying. Errado? Totalmente, meu Deus, onde eu estou com a cabeça? Não sei se essa foi a intenção da autora, mas sentia que tinha um diabo e um anjo em cada ombro meu, assim como acontecia com a Milly.


O final não foi 100% surpresa para mim, sabia que algo daquele tipo iria acontecer, só não sabia como. Ademais, gostei do desfecho, só não me chocou tanto. O livro não é cheio de ação, então se você gosta de suspenses desse tipo talvez não curta a história. Se você adora suspenses que pesam mais o psicológico, tenho certeza que será uma ótima oportunidade.

54 comentários:

  1. Oi Ana,

    Estou com esse livro na lista de leitura. Vi bastante resenas positivas sobre ele.
    Espero que eu goste assim como você, apesar do final não ter sido chocante.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Espero muito que você goste do livro, irei adorar saber a sua opinião!
      Beijos e um bom domingo.

      Excluir
  2. Nossa, curti muito! Eu só li um livro de suspense/mistério e achei ele leve demais, então acho que Menina Boa Menina Má seria uma boa pedida pra eu continuar no gênero. Adorei a resenha!

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Seria um boa leitura mesmo para continuar investindo nesse gênero. Apesar do final, é um livro bem amarradinho.
      Beijos

      Excluir
  3. Esse livro parece ser muito legal de ler. Gosto de personagens bem trabalhados, principalmente que envolvam algo mais profundo ou obscuro. Os trecho são bem curiosos, que me deixa ansiosa para ler.

    Abraços.

    Ruby W.

    newsfallenbooks.com
    Instagram: @blogfallenbooks

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana.
    Nossa opinião foi bem parecida. Também já sabia que o fina ia ser daquele jeito. E me vi gostando um pouquinho do que aconteceu com a Phoebe, que garota insuportável. E não era só com a Milly que ela fazia isso, era com todo mundo. Agora o Mike foi uma decepção, falhou tanto como pai como psicólogo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Nossa, a Phoebe era irritante demais, não conseguia torcer para ela.
      Eu gostava do Mike, mas no final eu percebi que ele realmente tinha pisado na bola. E muito! Achei interessante para as pessoas verem que nem todo psicólogo tem uma vida perfeita.

      Excluir
  5. Oi, Ana!

    Tenho visto muitos elogios à obra, a história da protagonista realmente não é nada fácil. Uma pena o final não ser exatamente surpreendente, mas se a história em si tem potencial e te agradou, então valeu a pena!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sim! Acho que mesmo o final sendo previsível valeu a pena a leitura!
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Ana,
    Só leio elogios para esse livro. Quero muito conhecer.
    As vezes a gente não consegue controlar nossos pensamentos durante as leituras né? HAHA há personagens que tiram pior dos nossos pensamentos, com tanta raiva que a gente passa.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, quando eu vejo já estou torcendo a favor do vilão hahaha É cada coisa...

      Excluir
  7. Oi Ana, td bem?
    Nem li mas já imagino o que pode ter acontecido...
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee!

    Terminei a leitura do livro esses dias, e já estou preparando uma resenha para o blog também!

    O começo dessa leitura foi muito angustiante pra mim, mas o final me decepcionou muito. Ainda não se decidi se gostei ou não da leitura.

    Bjão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo também foi angustiante, não tem como não ficar meio abismada. Quero ver a sua opinião!
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Ana,
    Teve uma fase que li muito thriler que acabei dando uma enjoada do genero, sabe?
    Não sei se vou ler, mas achei interessante a relação que a autora consegue criar entre a protagonista e o leitor. Interessante que, de alguma forma, ela consegue nos fazer torcer por ela, mesmo que seja errado.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Pois é, acho que quando a autora consegue nos fazer sentir esse sentimento ambíguo em relação a protagonista, é que realmente a escrita dela é incrível e vale a pena.

      Excluir
  10. Oi Ana,
    Eu acho que a 'graça' desse livro para mim, foi o fato de eu saber o final mas ao mesmo tempo querer ler, querer entender a mente da Milly.
    Eu gostei demais!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ale! Sabia o final, mas queria ver se era isso mesmo ou se ia ter outra surpresa. Adorei acompanhar a Milly.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi, Ana!
    Ainda não encontrei uma resenha negativa desse livro e estou achando que é sinal da vida para que eu enrole e leia logo ele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oie Ana =)

    Tenho esse livro, mas ainda não senti aquela "vontade" de ler ele. Não é um gênero que eu costumo ler, por isso vou sempre deixando a leitura para depois. Porém, como até agora não li nenhuma resenha negativa para de Menina boa e Menina má, estou com bastante expectativas.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Espero que não se decepcione por conta das altas expectativas. Acho que você vai gostar. Assim espero (:
      Beijos

      Excluir
  13. Oi
    estou lendo algumas resenhas positivas desse livro e estou bem interessada na leitura, que bom que gostou e parece ser um triller bem envolvente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana!
    Eu amo um bom thriller psicológico, por isso amei essa leitura. Foi um dos melhores do gênero de 2018, pelo menos na minha opinião. Gostei de entrar na mente da personagem e mesmo sem me surpreender muito no final, adorei!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Concordo com você. Foi uma leitura diferente, o final não estragou o livro por inteiro.
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Ana, tudo bem?
    O plot me chama a atenção, mas já li resenhas elogiando muito e outras criticando muito. No momento, não sei se leria, porque me sinto meio em cima do muro em relação ao meu interesse pela obra.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAA, que pena. Caso decida ler eu espero que você goste, vale a pena dar uma chance.
      Beijos

      Excluir
  16. Uau, a história fluiu muito bem para você ter terminado tão rápido. Fiquei muito curiosa com a história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana!
    Sempre falam tão bem desse livro.
    Quero muito ler!
    A gente lê muito sobre serial killers e tudo o mais, mas nunca sobre a família deles, como eles ficam psicologicamente.
    Super interessante!
    Gostei!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Seria interessante mais livros abordando essa parte familiar.
      Beijos!

      Excluir
  18. Oiii Ana

    Esse parece ser o tipo de livro pra ler quandoa gente realmente está no clima pra thriller e pra personagens que poderemos não amar tanto, mas que certamente desempenham bem seus papéis. Eu tenho o livro anotado aqui e espero um dia conferir, pena que o final não foi tão marcante pra ti.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É verdade, os personagens desse livro não fazem muita questão de serem amados. Luta constante de amor e odio!
      Eu espero que você goste da leitura!
      Beinos

      Excluir
  19. Amei sua resenha, uma pena ele não ter sido surpreendente em todos os momentos. A história parece ser ótima, estou gostando de ler histórias assim!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  20. Oii!
    Eu estou querendo ler esse livro a um tempinho, bom, acho que não vou criar muita expectativa
    umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ir sem expectativa, recomendo. Espero que goste!

      Excluir
  21. Oi Ana!
    Eu tenho um serio problema pra ler romances de thriller e suspense. Eu nao consigo ficar na preso na trama e acabo saindo entendiado. Estou lendo um da arqueiro e empurrando como da. Essa trama, infelizmente nao me chama atencao, mesmo com a resenha positiva

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que pena! Mas acontece, as vezes o gênero não é o seu preferido e tá tudo bem! Melhor do que ficar forcando.

      Excluir
  22. Não tinha ouvido falar nesse livro, mas essa temática me agrada bastante por ser suspense. Apesar de você ter tido que não se surpreendeu tanto com o final, acho que vou dar uma chance.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Vale a pena dar uma conferida, vai que você goste!

      Excluir
  23. Oi Ana, tudo bem?
    Eu não tinha visto nada sobre esse livro, mas achei a premissa dele muito interessante.Posso imaginar o quanto o personagem Milly mexe com a cabeça do leitor. Anotei a dica.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Milly é bem intrigante, relação de amor e ódio! Vale a pena conferir, espero que goste :)
      Beijos

      Excluir
  24. Ei, Ana!

    Já vi muitos comentários a respeito do livro, mas esta é a primeira resenha que leio mesmo (e que resenha, hein haha amei). Enfim, parece ser uma história bem conturbada e agoniante, não sei se estaria preparada para isso (já basta o livro que estou lendo atualmente). Mas mesmo assim eu adorei a indicação, com certeza irei anotar para ler depois, amo histórias que nos envolvem dessa forma, que nos faz torcer para a personagem fazer determinadas coisas, mesmo que bem erradas haha.

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Realmente, acho que você tem que estar um pouco preparada porque é um misto de sentimentos, a toda hora a gente se pergunta: como ela conseguiu aturar tudo isso? Vale a pena dar uma chance, nem que seja mais para frente!
      Beijos

      Excluir
  25. Antes de tudo, obrigado pelo comentario em minha resenha...
    Primeira resenha que leio desse livro, estava afastada da blogosfera devido a faculdade, apareci e espero que a faculdade não me tire de novo kkk... Enfim a resenha do livro esta otima, é uma historia bem conturbada e eu particularmente amo, vi falar desse livro n twitter e alguns booktubers que acompanho tbm falaram bem e até tenho em ebook porem não li ainda, espero ler em breve já vou coloca-lo na lista de metas para 2019 no skoob.
    https://www.divagandopalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina :)
      Ai eu espero que tudo dê certo e que você não se afaste! Torcendo.
      Acho que vale a pena dar uma chance! Espero muuuuito que você goste ♥

      Excluir
  26. Oi, Ana

    Eu amei esse livro, foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Eu tava torcendo pro final ser aquele apesar de nem ficar presa muito a isso pq sempre acabo interpretando tudo errado! Hahaha
    Gostaria muito de ver esse livro adaptado, ia ser maravilhoso!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Vou confessar que eu tava torcendo para o final ser aquele também hahaha que maldade a nossa, né?
      Imagine uma série desse livro? Netflix poderia providenciar hahahaha
      Beijos

      Excluir
  27. Oi Ana!
    Ahh tenho certeza que vou adorar esse livro.É justamente o tipo de estilo que gosto,daqueles que mexem com a cabeça do leitor o tempo inteiro e que levanta questões morais bem complexas.
    Não vejo a hora de ter aqui na estante!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom! Se é seu estilo eu tenho certeza que você vai gostar. Irei adorar saber a sua opinião depois hein?
      Beijos!

      Excluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo