quarta-feira, janeiro 23, 2019

[Série] O Perfume


Sabe aquelas séries aleatórias que a gente acha no catálogo da Netflix e decide ver? Então, "O Perfume" foi uma dessas. Baseada no livro homônimo escrito por Patrick Süskind, O Perfume nos proporciona um suspense difícil de ser desvendado (pelo menos para mim).

Logo no primeiro episódio nos deparamos com um brutal assassinado. Vítima? Uma mulher. Katherine foi encontrada morta na piscina de usa casa com as suas axilas e partes íntimas mutiladas e a cabeça raspada. Criminalistas investigam o caso e duvidam que esse ocorrido tenha a ver com um delito feito por um serial killer.

Katherine fazia parte de um grupo de amigos de 6 pessoas que estudavam em um colégio interno. Eles compartilhavam a sua paixão por perfumes e tentavam sempre inovar. Depois do assassinato de Katherine, segredos assustadores acabam sendo revelados, podendo ajudar ou não a polícia na investigação do caso.

Sabe quando a série tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que você acaba não sabendo onde enfiar tanta informação? Pois é, isso está acontecendo comigo nessa resenha. Não quero entregar demais o enredo, então irei parar por aqui.

O grupo de amigos é composto por 6 pessoas, e cada um tem a sua singularidade. Eu gostei de como isso foi trabalhado pois achei que cada personagens foi bem construído. A cada minuto que passava parecia que mais segredos perturbadores do grupo iam sendo descobertos, e foi isso que me prendeu na série. Dentro do grupo temos um dono de um bordel, um casal em pé de guerra onde a mulher é submissa e o homem faz todo o tipo de abuso, um doidinho que sempre foi rejeitado e zoado, e por último (mas não menos importante), um perfumista. É um mais doido que o outro. Como pudemos perceber, nenhum personagem é 100% confiável, e todo comportamento diferente era analisado e interrogado pela polícia.


Achei que todo o suspense foi bem dosado, fazendo com que a curiosidade só crescesse e não me deixasse abandonar a série até saber o desfecho. Por mais que o suspense tenha sido um ponto muito forte e positivo na série, claro que não iria faltar o ponto negativo. Em alguns momentos eu fiquei bem confusa, mas é porque há muita informação pequena que necessita ser capturada aos poucos. Acho que em algumas partes eles tentaram colocar muuuita informação, e isso ficou "DEMAIS", sabe? (Podemos usar facilmente uma hipérbole aqui que representa exagero). Eu senti que muitas coisas ficaram em aberto pelo excesso de informação colocada.

Gostei muito dos personagens, principalmente os seis adultos. Eles não são perfeitos, pelo contrário, são repugnantes, abusivos e nada confiáveis, mas eles foram muito bem construídos e eu achei isso incrível. Entretanto (sempre tem um porém), acho que os personagens investigativos deixaram a desejar. Houve um romance proibido entre os investigadores e eu acho que ficou demais. Sei que foi a intenção, mas acho que poderia ser sido desenvolvido de outra maneira.

Vou explicar melhor: Nadja Simon é amante do investigador cujo nome é muito difícil de escrever. Como podemos imaginar, ela ficou para escanteio pelo investigador que se achava a boa pinta. A Nadja se humilhou e fez de tudo para ficar com ele. Achei que faltou a parte do empodere-se da parte dela. Ok, se querem que ela vá atrás dele, beleza! Mas fiquei incomodada com certas cenas onde ela saiu como a errada e a suja, sendo que QUEM É CASADO E ERRADO É ELEEE! Enfim, isso me incomodou e acho que foi um romance que poderia ter sido desenvolvido de outra maneira.


A direção alemã está de parabéns. Foi bom ver uma série desse tipo que saiu das asas hollywoodianas. Gostei muito da filmagem, achei que as cenas ficaram harmoniosas no quesito filmagem. O roteiro achei bom também, não consegui adivinhar o final e achei que todo mundo era o culpado, até mesmo o cachorro.

Gostei da intertextualidade que teve. O grupinho dos seis, quando adolescentes, acabaram fascinados pelo livro "Perfume", do Patrick, e foi ótimo ver os flashback deles lendo e tentando fazer os perfumes. Bem, vemos que a obsessão pelo odor não ficou somente no passado.

É uma série que eu indico. São somente seis episódios de muito suspense.

(Irei ficar uns dias sem postar porque estou viajando).




Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo