segunda-feira, janeiro 07, 2019

[Resenha] Oryx e Crake


Livro: Oryx e Crake
Autora:  Margaret Atwood
Páginas: 352
Ano: 2018
Skoob

Sinopse: Em Oryx e Crake, a prosa sofisticada de Atwood viaja até um futuro próximo, ainda bastante familiar, mas ao mesmo tempo estranho e bizarro para o leitor. O mundo é apresentado como um lugar pós-apocalíptico e melancólico, habitado por criaturas biologicamente modificadas e tomadas pelo vício. O resultado é uma distopia absolutamente original, um lugar onde a civilização e a linguagem desapareceram quase completamente. Primeiro de uma trilogia que inclui O ano do Dilúvio e se encerra com o ainda inédito Maddadão, Oryx e Crake consolida Margaret Atwood como um dos grandes nomes do gênero ficção científica, com histórias marcadas por questões éticas e morais sobre o futuro da humanidade.

~~~



A história, que não tem uma data certa, ao longo da narrativa mostra para o leitor um mundo futurístico onde o homem não só modificou plantas, mas também o material genético dos animais, conseguindo, portanto, desenvolver seres mais inteligentes e resistentes para suprir órgãos que nós, humanos, que não conseguimos repor. Entretanto, como consequência a essa modificação, uma catástrofe esgotou os recursos – restando fome – e dizimou a raça humana. O Homem das Neves, antigamente chamado de Jimmy, é o último sobrevivente da espécie Homo Sapiens. Vivendo em um mundo pós-apocalítico, ao mesmo tempo em que o Homem das Neves precisa lutar contra a fome, ele precisa também enfrentar as suas últimas memórias sobre como era a vida antes dessa catástrofe.

O Homem das Neves convive com os Filhos de Crake, uma nova espécie de humanos (2.0, podemos dizer), que são geneticamente modificados sendo assim mais inteligentes e com um corpo que se adapta de forma célere dependendo do ambiente. Eu achei cômico a parte dessas crianças porque elas não sabem nada sobre os humanos e tratam o Homem das Neves como se fosse um Deus. Ele conta algumas histórias e os Filhos de Crake fazem perguntas ingênuas (ele quase teve que explicar o que era uma torrada, por exemplo).


Narrado fora de cronologia, ao longo da narrativa o nosso personagem principal nos mostra suas lembranças por meio de inúmeros flashbacks. O Homem das Neves nos apresenta a sua vida antiga como Jimmy. O seu pai estava envolvido em uma dessas modificações e eu achei essa parte bem chocante. Imagina receber um novo cérebro que um porco desenvolveu? Houve também uma parte horrível em que cogitaram colocar um tipo de bactéria em uma vacina para a pessoa adoecer. “Nada demais”, segundo eles. Seguindo essa lógica, quanto mais as pessoas adoecessem, mais eles venderiam mais remédios. Gente?? O mercado que fazia essas modificações sabia que a população consumiria até perder a noção do certo e do errado, e é aí que entra o perigo. Qualquer pessoa que fosse contra e tentasse denunciar esse comércio sofreria as consequências. De verdade, essa parte me marcou bastante pois eu não acho que é algo muito difícil de acontecer.

– (...) Mas não estão sempre descobrindo novas doenças?
– Descobrindo não – disse Crake. – Estão criando, isso sim.
(...)
– (...) Eles põem os organismos hostis em comprimidos de vitamina, aquela marca famosa da HelthWyzer que é vendida em varejo, sabe? Eles têm um sistema de contágio realmente sofisticado, inserem um vírus dentro de uma bactéria tipo E. coli, que não é digerida, explode no piloro e bingo!

Os flashbacks do nosso personagem não mostram somente o mundo antes da desgraça acontecer, mas ele também recorda de seu amigo Crake, anteriormente chamado de Glenn. Ele é um personagem muito cativante porque tinha conhecimento de tudo que acontecia e sabia exatamente como o sistema funcionava. Crake fez críticas enormes e no final foi fundamental em relação a tudo o que aconteceu. No início eu não dei nada para ele, pensei que seria mais um personagem e ok, mas Crake me surpreendeu bastante.

Temos também Oryx, a melhor personagem para mim. Oryx é uma garota que Jimmy encontrou em um site pornô que explorava a pedofilia. Jimmy, ao olhar para os olhos de Oryx, se apaixona de imediato. As coisas que a Oryx passou são nojentas demais e eu não consigo nem expor nessa resenha – e se eu fizesse isso ficaria totalmente sem graça. Na minha opinião ela tem um papel muito importante na história e eu adorei acompanhar a vida dela em breves páginas.

– A natureza está para os zoológicos assim como Deus está para as igrejas.
– O que quer dizer? – disse Jimmy. Ele não estava prestando muita atenção, estava preocupado com os frangos sem cabeça e os lobocães. Por que ele tinha a sensação de que uma linha fora cruzada, uma barreira fora ultrapassada? Tudo não teria ido longe demais?
– Essas paredes e barras de ferro estão aqui por uma razão – disse Crake. – Não para nos manter do lado de fora, mas para mantê-los do lado de dentro. A humanidade precisa de barreiras, em ambos os casos.
– Para se defender de quê?
– Da Natureza e de Deus.
– Pensei que você não acreditasse em Deus – disse Jimmy.
– Eu também não acredito na Natureza – disse Crake. – Não com N maiúsculo.

Entramos em uma escrita fluída, porém rica de detalhes que é preciso prestar muita atenção para não se perder no meio da leitura. É por meio desse universo detalhista e cheio de dúvidas que as coisas começam a fazer sentido. As primeiras páginas podem ser confusas, mas conforme avançamos a leitura as peças do quebra-cabeça começam a se juntar e, no final, ficamos admirados com o talento de Margaret Atwood. Além de que a história é cheia de reviravoltas incríveis que nos deixa de boca aberta.

Apesar dos detalhes serem algo positivo na leitura, principalmente porque é um livro de ficção e eu acho que nesse caso é necessário, ler em uma sentada só pode ser cansativo. Eu, por exemplo, li super devagar e eu acho que foi bom, pois soube apreciar as minúcias. Há algumas explicações de biologia e isso talvez seja algo ruim e cansativo para alguém que não está que não está habituado a esse estilo de história – tirei uma estrela por esse motivo.


Margaret faz uma crítica incrível à sociedade em que vivemos. Há uma crítica ao capitalismo e ao seu modo de funcionamento, principalmente sobre produzir coisas sem saber a consequência disso para o futuro. Sabe, vivemos em uma época em que muitos não se importam em preservar, não ligam para o depois e se tiver que matar e usar algum ser vivo de cobaia, eles irão usar. A questão da vacina que eu apontei lá em cima: esse problema está tão longe da nossa realidade? Tínhamos a Bayer e a Monsanto... De qualquer forma, nunca iremos saber.

“Oryx e Crake” é o primeiro de uma trilogia, mas acho que os livros podem ser lidos separadamente. Creio que essa leitura é indispensável para quem adora um livro de ficção especulativo/distopia. Margaret tem um olhar aguçado sobre as coisas que acontecem e faz uma crítica incrível, não é à toa que essa autora está alcançando cada vez mais sucesso. Merecido, inclusive!




43 comentários:

  1. Oi
    não conhecia esse livro, parece ser uma história interessante, com um tom mais poético voltado as criticas da sociedade, é bom conhecer livros diferentes , fiquei curiosa e que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas me deixou curiosa pela história e pela capa. Parece interessante.


    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  3. Eu li O conto da aia da autora e, apesar de achar necessário, foi muito sofrido pra mim porque fiquei com nojo demais da sociedade retratada. Mas lendo sua resenha me deu vontade de ler algo dela de novo... Quem sabe não gosto mais dessa obra? A parte da biologia vai ser complicada mas acho que as críticas vão fazer valer a pena.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a mesma sensação com O Conto da Aia, é um livro é que necessário ler com calma. Acho que os livros dessa autora no geral são assim. A Margaret é incrível, acho que você deveria dar chance para os outros livros dela :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Li dois livros da autora e achei espetacular a escrita dela <3
    Estou de olho nesse livro e no Semente de Bruxa, espero que sejam tão bons quando O conto da aia e Vulgo Grace =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou de olho em Semente de Bruxa, acho que vai ser o próximo livro! Vulgo Grace to louquinha para ler, que bom que gostou!

      Excluir
  5. Oi Ana!
    Nunca li nada da autora. O mais conhecido é onda Aia, mas não me sinto preparado ainda, tanto para o livro, quanto para a série.
    Achei esse pesado, apesar de ser distopia. Fiquei curioso mas fico com um pé atrás quanto essa questão dos detalhes de bilogia. Eu provavelmente ficaria entendiado.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É, O Conto da Aia é difícil de ser digerido, não é um livro qualquer para ser lido. Acho que os livros da Margaret no geral são assim. A parte de biologia realmente é um impasse, mas não custa dar uma chance!
      Abraços

      Excluir
  6. Oi, Ana

    Essa capa é lindíssima e essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, acredita?
    Achei essa trama bem interessante, principalmente essa "nova espécie" criada e a maneira como o personagem, único remanescente, se adapta.
    E olha, há livros que são melhor absorvidos quando lemos mais devagar mesmo, às vezes acontece isso comigo.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sério? Que honra hahaha Pior que eu também não vi muitas resenhas sobre esse livro. Sim, não precisa ter pressa para ler determinados livros, principalmente quando traz uma grande carga de crítica como esse.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Ana, td bem?
    Nunca vi ninguém falar sobre esse livro da Atwood. Parece ser bem interessante, só desanimei por ser trilogia, rs. E acho q ia ficar meio entediada com esses detalhes de biologia =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Pois é, eu vi o livro "por aí" na livraria, ele não é muito comentado. Os livros podem ser lidos separadamente eu acho! Isso que me deixou mais aliviada, também desanimo quando tem continuação :/
      Beijos

      Excluir
  8. Ei, Ana!
    Caramba! Terminei a leitura da sua resenha sem fôlego, que história incrível! Quer dizer, é o que parece. Nunca tinha lido nada parecido, só li alguns livros de distopia, mas de um tempo passado, por exemplo, 1984 - George Orwell, conhece? Eu não teria problema nenhum com as explicações de biologia, amo demais aprender um pouquinho mais sobre tudo que está a nossa volta haha. Menina, eu adorei a resenha e já vou logo procurar este livro para ler.

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Se você gosta de aprender mais sobre as coisas, eu tenho certeza que iria gostar desse livro pois nos ensina bastante coisa. É realmente uma história incrível e super original, acho que você deveria dar uma chance hehe Quero muito ler 1984, esse ano vai hahahaha
      Fico feliz que tenha gostado, obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Ana.
    Eu estou lendo cada vez da Margareth. Esse ano meio que pretendo ler a maioria dela.
    Adorei sua resenha. As críticas nas obras sempre me deixam mais animada com as leituras.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Fico feliz que tenha gostado! Também quero ler cada vez mais livros dela, estamos juntas!
      Beijos

      Excluir
  10. Olá, Ana.
    Eu não conhecia esse livro da autora ainda. Só vejo o povo falando sobre O Conto da Aia, que quero muito ler. E fiquei interessada nesse também, apesar de já perceber que vou ter algumas dificuldades com o livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      O Conto da Aia realmente é o mais falado, mas é com razão também. Livro necessário! Oryx e Crake também é, espero que você consiga ler e goste.

      Excluir
  11. Esse é aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler, né? Ainda não tinha visto nada sobre ele, agora ele está no topo da minha lista. Vou tentar procurar para comprar!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana,

    Não conhecia o livro, mas a história é bem interessante por ser de ficção.
    Adoro quando um autor faz criticas a sociedade por meio suas histórias rs.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Eu também adoro, é sempre um tapa na cara e um aprendizado novo haha
      Uma boa semana!

      Excluir
  13. Quero muito lê!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana!
    Eu vi esse livro por aí mas nunca parei para descobrir do que ele se trata. Eu fiquei super interessada agora, depois dessa resenha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar super bem desse livro, agora depois da sua resenha, com certeza já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que história bem "louca" hehehe. Mas gostei. Gosto de livros/histórias que nos fazem pensar e questionar sobre nós ou a sociedade.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem louca mesmo, o mais assustador é ser uma distopia hahaha

      Excluir
  17. Oi Ana!
    Li O Conto da Aia o ano passado e adorei a escrita da Margaret. Esse ano pretendo ler Vulgo, Grace mas confesso que estou tentando achar um espacinho na meta pra Oryx e Crake também. Amo essa capa!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Aaaaah eu quero ler Vulgo Grace também! Espero que esse ano dê certo para nós! Boa sorte <3
      Beijos

      Excluir
  18. Não conhecia o livro até agora, porém achei bem interessante.
    Fiquei bem curiosa pra saber mais.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana!!!.
    Não conhecia esse livro e fiquei supee curiosa a respeito da história depois de ler sua resenha! E que capa mais criativa! Adorei...
    Beijinhos
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      As capas dessa autora seguem esse mesmo estilo e acho incrível também!!

      Excluir
  20. Oie Ana =)

    Não conhecia o livro, mas confesso que talvez teria um pouco de dificuldade a principio de ler uma narrativa fora da ordem cronológica.

    Mas, pela sua resenha deu para perceber que além de uma edição belíssima, o livro contém uma história interessante.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É, no início pode ser confuso mesmo, mas ao longo da narrativa nos acostumamos!

      Excluir
  21. Oi Ana,
    Que bacana essas ilustrações.
    Eu conheço a autora por causa de The Handmaid's Tale, adoro a série. Quero muito ler tudo que ela escrever. Ainda não tinha lido sobre essa trilogia, mas acho que vou curtir pois sempre amei biologia. E ela curte esse lance da crítica a sociedade mesmo né?

    P.S. Muito obrigada por suas palavras lá no blog. Espero que 2019 traga várias novidades positivas em nossas vidas pessoais. Que possa ser um ano melhor, né?

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      The Handmaid's Tale realmente é incrível. Dá vontade de ler tudo dela, principalmente pelas críticas. Se você gosta de biologia então tenho certeza que irá adorar esse obra!
      E imagina, vai dar tudo certo esse ano! Assim espero :)

      Excluir
  22. Oi Ana, tudo bem?
    Gostei muito da resenha. Não conhecia o livro e ainda não li nada da autora, mas fiquei interessada pois me deu a impressão de ser uma distopia bem atual e que nos faz refletir sobre o mundo que vivemos.
    Bjus

    ResponderExcluir

Our Constellations - © 2015. Todos os direitos reservados
Template desenvolvido por Fancy Designs
Tecnologia do Blogger| Créditos: Garota no Mundo Html, Jackie Dream e Enjoy Things| △Voltar ao Topo△
imagem-logo